Coordenadores de Área da UE/CE reúnem-se para avaliação e planejamento do Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/10/2022 18h25 | Atualizado em 13/10/2022 18h25

Passada a primeira metade do período de coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, chegou o momento de promover uma avaliação do caminho percorrido e um planejamento dos próximos passos a serem dados. Com esse propósito em vista, a Superintendência da Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE) realizou na última sexta-feira (23) a I Reunião Geral dos Coordenadores de Área, para a qual foram convidados os servidores responsáveis pelas 19 áreas do estado, correspondentes a 16 Agências pelo interior e três na capital. O encontro foi realizado na sede da UE em Fortaleza-CE e estendeu-se das 8h às 17h com intervalo para almoço. A programação do evento contou com diversas apresentações, conduzidas por cada uma das Coordenações do Censo 2022 no Ceará.


Servidores presentes na I Reunião Geral dos Coordenadores de Área

Abrindo a reunião, o Superintendente da UE/CE, Francisco Lopes, deu as boas vindas aos coordenadores e lhes adiantou algumas das estratégias traçadas para acelerar a coleta censitária no Ceará, as quais seriam discutidas em detalhes ao longo da reunião. Além disso, Lopes frisou a necessidade de retornar aos Domicílios Particulares Permanentes Ocupados (DPPO) pendentes de entrevista, nos quais tenham sido registradas ausências ou recusas.

Em seguida, também se pronunciou a Coordenadora Técnica do Censo, Ana Eugênia Ribeiro, que comentou sobre o conteúdo da reunião: “Esta é uma programação de gestão, que foi pensada para dar conhecimento de toda a situação do Censo no Ceará, seja de orçamento, administrativa, recursos humanos, coleta etc. A gente vai, junto com vocês, montar esse plano para fechar o nosso Censo dentro do prazo e da expectativa de população.” Ao longo do dia, a Coordenadora ainda apresentou sua equipe de trabalho, e abordou diversos aspectos técnicos do Censo, entre eles a finalização da pesquisa de entorno no estado.

A próxima fala foi do Coordenador Operacional do Censo, Josemar Tiné de Oliveira, que também apresentou sua equipe e tratou em detalhes sobre o plano para concluir o grandioso trabalho censitário, bem como a sua viabilidade financeira. A principal proposta da UE/CE é distribuir incentivos aos recenseadores e supervisores, para que estes possam retornar a campo aos finais de semana, com o propósito de reabrir setores e reverter recusas e ausências. Os recursos para colocar esta ideia em prática são fruto de uma contenção de gastos da UE em vários setores ao longo da primeira metade do Censo, economia que representa agora incrementos entre 82% e 122% para o trabalho em cada uma das Áreas do Ceará. Sobre a administração desses recursos extras para recenseadores e supervisores, Josemar Tiné orientou: “Vocês, coordenadores, vão ter a liberdade de negociar com eles, e os valores serão estabelecidos de acordo tanto com o orçamento que vocês têm disponível, como também com o retorno que eles derem na produção.”

Na parte da manhã, também se pronunciaram no encontro os servidores: Cássia Alencar, Coordenadora de Divulgação do Censo, que pediu apoio na disseminação junto aos veículos de comunicação no interior do estado; Georgete Gedeon, da Coordenação Administrativa do Censo, que comentou sobre o próximo Processo Seletivo Complementar do Censo; Carlos Reginaldo de Freitas, da Supervisão de Serviços de Informática (SSI), que abordou as particularidades dos sistemas e equipamentos utilizados na operação censitária; Marcelo Saraiva, Coordenador da Base Territorial, que exibiu uma planilha de acompanhamento da cobertura de domicílios nos setores; e Larissa Leal, Coordenadora Administrativa do Censo, que apresentou sua equipe de trabalho e relatou as principais dificuldades enfrentadas com o sistema de pagamentos.

Ainda pela manhã, o Superintendente Francisco Lopes também apresentou aos servidores a equipe de consultores do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), os quais serão responsáveis por prover apoio à UE/CE durante o Censo, identificando e mitigando problemas, bem como propondo soluções e melhorias, tanto para a operação censitária, como para as demais pesquisas do IBGE.


Registros de alguns dos servidores que fizeram suas apresentações pela manha

Após o intervalo, o encontro retornou com as apresentações dos servidores: Thais Moura, Coordenadora das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs), cuja fala esclareceu os procedimentos a serem adotados nestas reuniões realizadas ao longo da coleta; Paulo Cordeiro e Delmont Melo, que colaboram na Coordenação Técnica do Censo, e que deram instruções sobre o Sistema de Plano de Análise do Censo (Sispac) e o Sistema de Indicadores Gerenciais da Coleta (SIGC), respectivamente; Fábio Jota, Analista Censitário de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), que atualizou sobre o andamento da coleta junto a esses grupos, Gisella Colares, Coordenadora da Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que informou sobre o início da operação e pediu apoio aos coordenadores; e Rosane Itajahy, Coordenadora dos Treinamentos Centralizados de Coleta e Supervisão do Censo Demográfico 2022, que está finalizando as etapas de treinamentos no Ceará.


Registros de alguns dos servidores que fizeram suas apresentações à tarde

“Nós somos uma equipe, contamos com todos vocês. Não adianta uma área ser excelente e outra não. O Censo no Ceará só termina quando todas as áreas terminam. Por isso, vamos trabalhando. Com dificuldades, claro, pois não existe trabalho sem dificuldade”, comentou Lopes ao final do encontro, também desejando aos coordenadores bom retorno para suas cidades.

Mais notícias deste Estado