UE/AC avança na coleta em unidades penitenciárias e centros educativos do Acre

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/09/2022 13h42 | Atualizado em 22/09/2022 13h43

A coleta do Censo Demográfico nos setores de unidades prisionais do Acre está em andamento. Na Unidade Penitenciária Guiomard, única do município de Senador Guiomard, a coleta foi concluída no dia 05 de setembro pelo recenseador Patrick Leon, que relata sua experiência com entusiasmo:

“A coleta no presídio superou minhas expectativas, pois esperava um lugar inóspito e com muitas dificuldades. Porém, encontrei um lugar organizado. A maioria dos detentos se assustou em ser entrevistado pois não se achavam cidadãos naquelas circunstâncias. O Censo do IBGE é isso – um retrato do Brasil de todos! Zona urbana, rural, comunidades distantes, presídios”, aponta.


Outro fato que me chamou a atenção do recenseador foi o episódio inusitado, que segundo ele em todos os pavilhões, os detentos cantavam um RAP do Racionais MC's com os dizeres: "Até o IBGE passou aqui e nunca mais voltou", comenta Patrick.

Leon, conta que se sente feliz por participar do Censo, pois poderá contribuir não só para o retrato do Brasil, como também para retratar a realidade do seu próprio município.

Atividades para continuação da coleta em centros educativos

Na intenção de seguir com o Censo em Centros Sócio Educativos, a Unidade Estadual do IBGE no Acre, reuniu-se na segunda-feira, 19, com representantes do Instituto Sócio Educativo – ISE, para o acerto de estratégias para coleta do Censo Demográfico junto aos internos.

reuniao_foto.jpg

O encontro ocorreu na sede do ISE em Rio Branco com a participação da Assistente Social Cíntia Pontes e do senhor Viana, responsável pela segurança do instituto. Compondo a equipe do IBGE, estavam: Lara Torchi Esteves, coordenadora técnica do Censo no Acre, Ana Beatriz Alencar, Coordenadora de Subárea, Lourival Neto, Coordenador de Área e Caio Moreno, Analista Censitário.

O objetivo principal da reunião é garantir que a coleta possa ocorrer de forma que não interfira na rotina dos reeducandos, especialmente no que se refere às atividades educacionais.

Para a coordenadora técnica, Lara Esteves, a reunião trouxe resultados positivos: “já temos o contato dos diretores das quatro unidades de Rio Branco para fazermos o agendamento da coleta que deve ocorrer de forma tranquila dado que nenhuma está com sua capacidade máxima de atendimento e os jovens têm uma rotina de estudos e demais atividades educacionais, não havendo nenhuma dificuldade para aplicação dos questionários”, comenta.

Mais notícias deste Estado