#tbt: 1º mês do Censo na Paraíba tem reuniões, busca por apoio e treinamentos

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/09/2022 13h32 | Atualizado em 22/09/2022 13h32

Nas redes sociais, a quinta-feira é conhecida como o dia do “#tbt”, sigla que se refere à expressão em inglês: “throw back in time”, ou seja, quinta-feira é dia de retrospectiva. Por isso, neste dia 8 de setembro, a Unidade Estadual do IBGE na Paraíba preparou uma retrospectiva sobre tudo que aconteceu no primeiro mês de coleta do Censo Demográfico 2022.


Evento reuniu coordenadores e representantes de toda a estrutura censitária

Na cidade onde o sol nasce primeiro, o dia 1º de agosto começou agitado: às 6h30, servidores da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba já estavam no posto de coleta escolhido para sediar o lançamento do Censo Demográfico 2022. O evento reuniu representantes de toda a estrutura censitária, como coordenadores estaduais, de área e subárea, analistas e agentes censitários, além, claro, de recenseadores. Veículos paraibanos de comunicação também marcaram presença no local.

Com as restrições características do período eleitoral e a iminente luta das equipes de coleta contra o relógio, o formato escolhido para o lançamento foi um café da manhã, com uma conversa casual. 

O Coordenador de Divulgação do Censo na Paraíba, Jorge Alves, explicou que o lançamento foi pensado de modo que não atrapalhasse o trabalho do primeiro dia, que exige maior atenção. Além disso, o planejamento aconteceu tendo em vista o horário dos programas jornalísticos matinais no estado, para permitir entradas ao vivo que retratassem a preparação para a ida a campo. 

Abertura CensoVeículos de comunicação marcaram presença no Lançamento do Censo na Paraíba

Antes da abertura, o superintendente, Roberto Salgado Beato, concedeu entrevistas para as TVs Cabo Branco (Globo) e Tambaú (SBT), bem como para a rádio Jovem Pan, que acompanharam a movimentação no local. 

Após isso, os participantes ouviram breves falas de incentivo, agradecimento e apoio dos coordenadores operacional, Francisco Eugênio; técnico, Gilberto Cavalcante; e da área de João Pessoa II, Saul Regis. Também falaram: o superintendente, Roberto Salgado; o gerente de gestão e planejamento da UE, Pierre Sales; e um comandante da Polícia Militar.

Recenseamento zero

No início da tarde do dia 1º, o Governador da Paraíba, João Azevêdo, recebeu representantes do IBGE para o simbólico “recenseamento zero”. Na ocasião, o coordenador técnico do Censo no estado e o superintendente da UE aplicaram um questionário demonstrativo junto ao Governador, que aproveitou para tirar dúvidas sobre a operação.

Recenseamento zero governadorRecenseamento zero aconteceu em sala de reuniões da residência oficial do governador da Paraíba

O coordenador de Base Territorial, Fernando Lins, apresentou o trabalho de mapeamento dos setores censitários em toda a Paraíba. Já o coordenador das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo, Lamartine Candeia, abordou a relevância dos resultados do Censo para os gestores públicos, bem como a importância do apoio à operação.

A busca por apoio

Ainda na 1ª semana da coleta, representantes da coordenação estadual do Censo se reuniram com o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, para pedir auxílio para divulgação da operação nas paróquias, em especial nas localizadas na Região Metropolitana de João Pessoa. A Cúria se colocou à disposição para ajudar no que fosse possível, como com a distribuição de cartazes nas igrejas.

Já na segunda quinzena do mês, foi realizada uma reunião com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa. O encontro ocorreu com o objetivo de continuar a negociação sobre a gratuidade de passagem para os recenseadores, bem como para solicitar o auxílio no apoio à divulgação do censo. Inicialmente, foram disponibilizados 10 ônibus para serem adesivados na parte traseira e utilizados como uma espécie de “outdoor ambulante” do Censo. 

O Censo na mídia

Imprensa2Entrevistas para diferentes veículos aconteceram em todo o estado, ao longo do mês de agosto

Ao longo de todo o mês, o Censo ganhou destaque na mídia, especialmente na capital, com outras matérias e entrevistas veiculadas nas TVs: Cabo Branco (Globo), Correio (Record), Manaíra (Band), Arapuan (Rede TV) e Master (local). As rádios CBN, Bandnews, Correio e Tabajara também destacaram a importância da operação. 

Algumas equipes de TV se propuseram a acompanhar a coleta em campo, ao lado do recenseador e do supervisor. Desse modo, os repórteres puderam ver algumas das dificuldades enfrentadas durante a coleta, como as ausências e recusas. O recenseamento em domicílios coletivos, com o exemplo de um lar de idosos, também foi pauta.  Além disso, o IBGE contou com o apoio da mídia para enfrentar os desafios enfrentados em campo, como casos de assaltos e agressões a recenseadores.

No interior do estado, coordenadores de área e subárea também participaram de diversos programas, principalmente de rádio. Na ocasião, puderam esclarecer dúvidas de ouvintes e dos apresentadores sobre a operação, o trabalho e a identificação dos recenseadores.

Já ao final do mês, no dia 29 de agosto, foi divulgado o 1º Balanço Parcial do Censo Demográfico. Mais uma vez, a imprensa local demonstrou interesse em acompanhar os resultados obtidos até então e em reforçar, junto à população, a necessidade de participação na pesquisa.

Treinamentos paralelos à coleta

Enquanto o ritmo da coleta acelerava, a Coordenação de Treinamento não parou. Novas turmas de capacitação foram realizadas em todas as semanas de agosto, para diminuir, ao máximo, o impacto das ausências e desistências de recenseadores no andamento da operação. Para isso, foi necessária a mobilização de vários servidores, inclusive dos que não compõem a estrutura censitária, mas participaram da cadeia de aulas em algum momento.

Atenção aos povos e comunidades tradicionais


Reuniões com lideranças marcaram início da coleta em áreas de povos e comunidades tradicionais, na Paraíba

Na Paraíba, o mês de agosto também foi marcado pelas reuniões de abordagem nas terras indígenas e em comunidades quilombolas. No entanto, um diferencial tem favorecido a coleta nessas localidades: alguns dos recenseadores, e até mesmo supervisores, fazem parte dessas comunidades.

Com isso, a receptividade tem sido melhor, como foi observado nas comunidades quilombolas de Guruji I e Ypiranga, situadas no município do Conde, e nas aldeias indígenas localizadas no Litoral Norte do estado.

Preparação para entrada da PPE em campo

Do início até o dia 13 de agosto, a coordenação da Pesquisa de Pós-Enujmeração do Censo (PPE) visitou postos de coleta e agências, para realizar os ajustes finais na infraestrutura desses locais, tendo em vista a operacionalização dos trabalhos. Já de 15 a 19 de agosto, os servidores que estão atuando no levantamento participaram de um treinamento no município de Rio Tinto, no litoral Norte do estado. Com uma proposta imersiva, a capacitação permitiu que os treinandos se concentrassem totalmente no conteúdo que estava sendo repassado, conforme afirmou o coordenador da Pesquisa, Eurico Barreto.

Na semana seguinte, os últimos preparativos foram concluídos e, a partir do dia 29 de agosto, a equipe entrou em campo para fazer a coleta nos setores censitários. As primeiras áreas trabalhadas pela PPE estão localizadas nos municípios de Patos e Santa Inês, no interior do estado.

PPE TreinamentoTreinamento da PPE teve proposta imersiva

Mais notícias deste Estado