Censo 2022 avança em todos os cantos do Maranhão

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/09/2022 11h24 | Atualizado em 22/09/2022 11h24

O trabalho de coleta do censo demográfico 2022 segue em bom ritmo no Maranhão. E como o Censo precisa ir em todos os cantos para uma varredura completa do território, a vez do recenseamento chegou no povoado Canto (dia 16 de setembro).

Essa localidade fica situada na Ilha de Curupu, zona rural do município de Raposa. Esse município fica Ilha de Upaon-Açu e denominada também de Ilha de São Luís. São quatros os municípios na Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço de Lumiar e Raposa.

Cais da Raposa

Para chegar até essa pequena comunidade é preciso se deslocar até o Cais da Raposa, onde se pega uma pequena embarcação para atravessar até praia de Carimã e suas dunas das Fronhas Maranhense. A travessia foi feita pelo Sr. José Santos, que vive da atividade de levar e trazer pessoas com sua embarcação.

Sr. Santos - barqueiro

Chegando na praia, o meio de deslocamento até o povoado Canto se faz na garupa de uma motocicleta. São aproximadamente 10 quilômetros margeando entre as dunas e a praia. É uma praia quase deserta e com muitas marinhas podem ser avistadas no caminho. A logística é essencial, especialmente verificar a tábua de marés, pois na maré alta não é possível esse deslocamento.

Uma equipe da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, liderada pelo repórter Douglas Pinto, fez esse percurso com a equipe de servidores do IBGE para fazer matérias sobre a ida do censo em locais mais afastados e isolados.

Servidores do IBGE e o repórter Douglas Pinto

O recenseador Glauton Max está responsável pela localidade. Tendo que percorrer o povoado com chão de alva e fina areia para coletar os preciosos dados dos domicílios. Seu trabalho será supervisionado pela agente censitária Marta Patrícia.

Recenseador e Agente Censitária caminhando pela comunidade

Em razão da presença da TV Mirante, o Coordenador de Divulgação, João Ricardo e o Coordenador Censitário de Subárea, Orlando Silva, também estiveram na localidade para prestar apoio neste início de trabalho.

A vida no povoado Canto, que possui em torno de 30 domicílios, é muito calma e de interação com a natureza. Logo na chegada, encontramos grandes cajueiros carregados de frutas maduras. A principal atividade da comunidade é a pesca, mas também é feita a “panha” de caju para comercialização.

No decorrer do trabalho de aplicação do questionário nos domicílios foi possível conhecer alguns moradores, como Dona Marlene Assunção, agente comunitária de saúde, o Sr. José Cláudio, pescador, o Sr. João Batista e alguns outros moradores que foram sempre muito solícitos em atender o IBGE.

O censo demográfico 2022 chegou ao povoado Canto e segue trilhando por todos os cantos do Maranhão.

Mais notícias deste Estado