IBGE-DF faz divulgação do Censo 2022 na Festa do Morango de Brazlândia

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

14/09/2022 12h15 | Atualizado em 14/09/2022 14h09

Uma equipe do Censo 2022, liderada pelo Coordenador Censitário de Subárea (CCS) André Luiz Chaves da Silva, marcou presença na 26ª edição da Festa do Morango, que iniciou no sábado (03/09) na zona rural de Brazlândia. A equipe distribuiu balões e panfletos, divulgou publicações do IBGE e forneceu orientações para o público geral sobre o recenseamento demográfico. O evento seguiu até o fim de semana seguinte, reunindo produtores, extensionistas e o público para celebrar o auge da colheita da fruta, contando também com shows culturais que se estenderam até às 2h.

A divulgação junto à população foi produtiva. “Eu sempre achei que a divulgação é uma das partes mais importantes do censo demográfico porque muitas pessoas não conhecem do que se trata o censo. Muitas não conhecem nem o IBGE e acham que o IBGE é só o censo. Então explicamos que o IBGE tem outros tipos de pesquisa, que o censo acontece de dez em dez anos, é a pesquisa de contagem populacional mais importante do Brasil e que vai passar de casa em casa, em todas as casas do Brasil”, afirma o Coordenador Censitário de Subárea (CCS) André Luiz.

Já o Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) Ícaro Sol Barbosa declara que o trabalho de divulgação é muito importante para que as pessoas tenham consciência da sua função como cidadãos e da função do governo e do IBGE de recensear as pessoas. O ACAI complementa que o recenseamento é importante para a elaboração de políticas públicas para que a população tenha mais acesso à dignidade, à educação e à saúde.

Além da população local de Brazlândia, moradores de outras regiões administrativas do DF como Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia frequentaram o evento. “A divulgação é importante para diminuir as recusas de resposta nessas regiões”, afirma Kalyne Lucena de Andrade Costa, Agente Censitária Supervisora (ACS) de Brazlândia.


Equipe do Censo 2022 no stand montado para divulgação/ Crédito: Michella Reis

A abertura oficial da festa aconteceu na Morangolândia, um galpão em que o público pode provar e comprar a fruta in natura e derivados, como doces, geleias, licores, sucos, bolos e tortas. A Festa do Morango também abriga a exposição de artesanatos chamada Florabraz, onde são comercializadas flores e plantas ornamentais, além de uma praça de alimentação com diversidade gastronômica para consumo.

No sábado (3/9), houve a escolha da Rainha do Morango. No mesmo dia, a Emater-DF realizou o Dia de Campo Especial do Morango, evento técnico voltado a estudantes, produtores e trabalhadores rurais. No domingo (4/9), aconteceu o Colha & Pague do Morango, oportunidade para que os visitantes tiveram acesso a uma plantação da fruta e puderam colher, consumir e conhecer detalhes da produção e cultivo da fruta.

Durante todos os dias da festa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer pratos da culinária local feitas com morango e podem concorrer no Concurso de Receitas com Morango. No feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro (quarta-feira), foi realizado o concurso e o anúncio da receita vencedora. Os jurados foram indicados por professores do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), parceira da Emater-DF na atividade.

A festa aconteceu na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) — BR-080, km 13, em Brazlândia e segue até 11 de setembro.

Mais notícias deste Estado