CBN-SP recebe o IBGE: “O síndico é nosso catalisador”

Editoria: Censo 2022, IBGE | Da Redação

09/09/2022 10h31 | Atualizado em 09/09/2022 10h49

A rádio CBN de São Paulo dedicou seu quadro “Morar Bem” da manhã do último sábado ao Censo 2022 (3 de setembro). O programa tira dúvidas dos ouvintes sobre convivência entre vizinhos e atribuições dos síndicos.

Na ocasião, o advogado Márcio Rachkorsky e a jornalista Cássia Godoy receberam ao vivo o assessor David Montero, da Coordenação Geral de Operações Censitárias do IBGE (CGOC), para conversar sobre a maneira de se responder ao Censo 2022 em condomínios.

O bate papo transmitido pela rádio CBN pode ser ouvido neste link.

Márcio Rachkorsky relatou que ultimamente ouvintes, moradores e os próprios recenseadores têm relatado dificuldades em realizar o Censo Demográfico. A principal queixa é o sentimento de insegurança ao se receber um possível "desconhecido".

Montero, juntamente a Rachkorsky, incentivaram síndicos e moradores a receber bem o recenseador, oferecendo-lhe um espaço confortável para seu trabalho – caso moradores optem por responder ao questionário em áreas comuns.

Segundo Rachkorsky, algumas administradoras fizeram a grata divulgação de inserir, nos boletos de taxa condominial, uma mensagem para conscientizar moradores sobre a importância do Censo.

Os presentes também trataram sobre condomínios que vetam a entrada dos recenseadores, particularmente de alto luxo. Montero informou que realizou visitas a grandes administradoras, por todo Brasil, representando o IBGE, para mitigar este e outros problemas. E o advogado Rachkorsky esclareceu que agentes do IBGE, caso desejem, podem chamar a polícia, mediante tal interdição de ingresso (a arranjos condominiais), em benefício de moradores que queiram responder -- já que estão representando uma instituição de Estado, amparada pela Lei federal 5.534/68.

Levando à frente a sua missão, David Montero explicou que o IBGE conta com o apoio de síndicos, que passam a ser catalisadores do trabalho de retratar o Brasil.

Mais notícias deste Estado