PPE finaliza o treinamento dos ACSs, que já iniciam a coleta
06/09/2022 16h44 | Atualizado em 08/09/2022 09h09









Durante o mês de agosto foi realizado o treinamento centralizado dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) da PPE em todas as unidades estaduais. Durante cinco dias, os novos ACSs da PPE foram treinados pela equipe da coordenação estadual de cada estado para as funções que deverão desempenhar, como a atualização de quadra-face do setor, a aplicação de todas as etapas do plano de supervisão e o treinamento dos recenseadores da PPE.
O treinamento centralizado foi um momento importante para reunir os ACSs da capital e do interior e integrá-los com a equipe estadual da PPE. “A possibilidade de juntar toda a equipe em cada estado colabora muito com o sucesso da operação. Um dos maiores desafios da PPE é a sua operacionalização, em especial por acontecer junto ao Censo. Este desafio fica mais fácil quando encontramos uma equipe coesa, integrada e animada em cada UE.
Como podemos observar em diferentes estados, o treinamento acabou tendo um papel muito importante para esta integração!”, destacou Juliana Queiroz, pesquisadora da PPE. A coordenadora estadual da PPE no Acre, Sandra Freires, complementa: “Foi uma experiência bem gratificante, onde foi notório o entusiasmo de cada um diante desse trabalho que é tão importante e tão desafiador para cada um de nós.”
A etapa final de preparação para este treinamento centralizado contou com a ajuda do Grupo de Trabalho (GT) de treinamento, formado por técnicos da Coordenação Nacional e de algumas Unidades Estaduais da PPE. A contribuição deste GT foi fundamental para o avanço e melhorias finais do treinamento, como relembra Aristóteles Neto, coordenador estadual da PPE de Goiás: “A criação do Grupo de Trabalho para o Treinamento dos ACS PPE foi uma grande oportunidade, pois tivemos total liberdade para oferecer nossas propostas”. Como fruto do trabalho do GT foi criado um roteiro de estudo dirigido e o guia de exercícios, que permitiram o incremento de atividades mais práticas para os treinandos. “A atividade realizada em pequenos grupos supervisionados pelos instrutores garantiu a participação e o envolvimento de toda a turma, provocando a participação até dos mais introvertidos. Ao final, fizemos uma autoavaliação e todos aprovaram a metodologia aplicada.” resumiu Aristóteles.
Seguindo o cronograma da PPE, as etapas seguintes ao treinamento dos ACSs são o planejamento do trabalho nos setores selecionados e o início da coleta. Segundo Sandra Freires, “Ainda estamos aguardamos a liberação para pagamento dos setores do Censo que fazem parte da nossa amostra para podermos iniciar a coleta. E enquanto isso, estamos monitorando esses setores, e aproveitando para adiantar o planejamento com o intuito de encontrar a melhor estratégia levando em conta as especificidades de cada um”.
De acordo com a metodologia da PPE, a coleta deve ser iniciada quando os setores selecionados estiverem completamente coletados e supervisionados pelo Censo. Portanto, o início da operação em cada setor depende diretamente da evolução da coleta do Censo. Até o início desta semana a coleta da PPE já havia sido iniciada em pelo menos 12 estados.
Gabriel Borges, coordenador nacional da PPE, apontou alguns desafios desta etapa: “A nossa perspectiva é concluir as etapas de coleta e supervisão da PPE ainda em 2022, até meados de dezembro. Em alguns estados estamos tendo dificuldades na contratação de recenseadores. Isso coloca um desafio a mais para o Censo e para a PPE, mas trabalhando em equipe e com espírito de colaboração, conseguiremos concluir com êxito o Projeto do Censo 2022, que contempla a realização tanto do Censo quanto da PPE com qualidade.”