Censo 2022: Em Salvador, condomínios adotam estratégias para facilitar trabalho dos recenseadores

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

02/09/2022 16h36 | Atualizado em 02/09/2022 16h36

“Os grandes condomínios historicamente apresentam uma certa ‘impedância’, tanto para a realização do Cadastro de Endereços, como para as pesquisas domiciliares como um todo”. A fala de Francisco Brito, coordenador Operacional do Censo 2022 na Bahia, deixa claro o desafio que o IBGE tem tido para adentrar essas edificações nos últimos anos.

Mas nada como um Censo para mudar esse panorama! “Alguns condomínios pegaram essa onda da chegada da operação censitária e estão, de forma colaborativa, possibilitando e facilitando a atividade dos nossos recenseadores”, comemora Francisco.

É exatamente esse o caso do Le Parc, localizado na avenida Paralela, que é o maior condomínio de prédios de apartamentos da capital baiana, com 1.138 domicílios espalhados por 18 torres.

Entendendo a importância do Censo para a sociedade, o síndico profissional Arlu Franck atuou para assegurar que as portas fossem abertas ao IBGE, e os recenseadores fossem bem recebidos por todos.


Condomínio Le Parc, em Salvador, abriu as portas ao Censo 2022

Após receber um ofício informando sobre a realização do Censo no local, Arlu manteve contato e realizou reuniões com a Agente Censitária Supervisora (ACS) responsável pelo setor, Ádria de Jesus, e com os dois recenseadores que estão realizando a pesquisa no condomínio.

O síndico explicou que tomou medidas administrativas para garantir que os moradores se sentissem seguros e respondessem à pesquisa. Eles receberam informações através de comunicados internos produzidos pelo condomínio e disseminados no portal do Le Parc na internet e pelo WhatsApp.

“Nós sempre identificamos e cadastramos todos os visitantes, e com o IBGE não foi diferente. Na sequência, a gente comunicou internamente a nossa comunidade, apresentando os recenseadores aos moradores e explicando o cronograma da pesquisa. E agora, o trabalho que vem sendo feito por eles tem sido bastante elogiado”, conta.


Arlu Franck, síndico profissional do condomínio Le Parc

Morador de uma das torres do condomínio, o administrador de empresas Manoel Neto ainda não foi recenseado, mas disse 'aguardar ansiosamente' pela visita do Censo em seu domicílio

“A administração do condomínio já tomou a providência de informar a todos os moradores sobre a segurança de fazer a pesquisa. E a gente sabe que as informações que a gente passa pro recenseador vão ser transformadas em benefícios para o país.”


Comunicados produzidos pela administração do condomínio Le Parc

Após ver notícia sobre Censo na TV, administradora de condomínio procurou o IBGE

Enquanto isso, do outro lado de Salvador, a advogada Isa Oliveira, administradora de um condomínio no bairro do Caminho das Árvores, tomava iniciativa semelhante à do Le Parc.

No fim de julho, ela estava estava assistindo ao telejornal Bahia Meio-Dia, da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, quando viu uma notícia sobre a realização eminente do Censo 2022. Na matéria, a repórter mostrava uma recenseadora, como identificá-la e falava sobre como abrir as portas para a pesquisa com segurança.

Isa decidiu, então, entrar em contato com o IBGE para colaborar com na realização do recenseamento no prédio onde mora. “De imediato, liguei para 0800 que saiu na matéria e falei com o IBGE nacional. E de lá, me passaram o número do Instituto na Bahia”, conta.

Após falar com Jaci Santos, assistente do Gabinete da UE/BA, que explicou sobre a operação e sobre a identificação dos recenseadores, Isa pediu uma reunião com o Coordenador Censitário de Subárea (CCS), o ACS e o recenseador que está realizando a coleta no condomínio.

“Houve a reunião aqui no prédio, e eles trouxeram o material de divulgação, que além de ter sido afixado nos quadros de aviso e elevadores, foi distribuído para todos os moradores”, disse a administradora, que explicou porque procurou o IBGE: “Responder ao Censo é um dever cívico. É muito gratificante contribuir para que as pessoas recebam os recenseadores”.

Segundo Isa, o próximo passo é entrar em contato com a associação de moradores do bairro.

Se a história começou com uma matéria no Bahia Meio-Dia, em uma matéria no Bahia Meio-Dia ela se transformou. Para celebrar o primeiro balanço da coleta do Censo, Isa deu uma entrevista ao jornal, que pode ser conferida aqui.

E assim o ciclo positivo de informação e mobilização em prol do Censo seguiu adiante: uma prima de Isa assistiu à matéria de TV na qual ela aparecia contando sua história e também já se interessou em fazer algo parecido no prédio onde mora.


Isa Oliveira concedeu entrevista à afiliada da Rede Globo

Mais notícias deste Estado