Recenseadores de Manaus trabalham para que 100% dos domicílios de vilas militares respondam aos questionários pela internet

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

26/08/2022 16h46 | Atualizado em 26/08/2022 18h56

De ordem dos comandantes locais do Exército, Marinha e Aeronáutica, com o intuito de facilitar a realização do Censo no Amazonas, os moradores das 18 vilas militares de Manaus vão responder aos questionários pela internet. As Forças Armadas firmaram parceria com o IBGE, nesse sentido, após reuniões e acordos formais (documentais). Foi possível ao Instituto obter a relação das informações básicas para a geração do e-ticket (código necessário para cada morador responder ao Censo pela internet): o nome completo do responsável pelo domicílio; telefone; e-mail; número de moradores; e o melhor horário para contato.

Dessa forma,  os recenseadores do IBGE visitaram as vilas, gerando o e-ticket para cada morador. Após essa fase, será o momento de cada morador preencher o questionário do Censo, por meio do e-ticket. Esse preenchimento pode ser feito em até sete dias corridos a partir da emissão do e-ticket.

“Com essa iniciativa será possível realizar a coleta pela internet de 100% dos domicílios das vilas militares e, assim, ter uma experiência-modelo para as demais coletas do Censo Demográfico 2022, como a própria coleta em condomínios, assim como a coleta das novas pesquisas que ocorrerem”, relata o analista censitário da Coordenação Técnica do Amazonas, Matheus Dinardi.

A expectativa é que o IBGE realize, no Estado, 1.895 questionários nesse modelo, que é o número total de domicílios situados em vilas militares da cidade de Manaus. A totalidade dos domicílios se distribuem da seguinte forma: 746 domicílios são situados em quatro vilas sob responsabilidade da Aeronáutica, 645 domicílios situados em doze vilas do Exército Brasileiro e 504 domicílios que ficam em duas vilas da Marinha.

A iniciativa conta com o apoio das três Forças Armadas que se disponibilizaram a divulgar para os militares que residem nas vilas que a coleta ocorrerá neste modelo, bem como fizeram circular em âmbito interno expedientes administrativos reforçando a importância do Censo Demográfico 2022 e a prioridade pela coleta pela internet.

Público já familiarizado

A coleta 100% pela internet nas vilas militares das Forças Armadas começou com uma ideia do Coordenador de área (Manaus Leste), David Benarrós, e do Coordenador Técnico do Censo no Amazonas, Tiago Almudi, que visualizaram as vilas militares como locais ideais para a implantação da coleta pela internet em larga escala.

A ideia é fruto da familiaridade que esse público tem com o preenchimento de formulários às autoridades públicas como a Receita Federal. Um segundo ponto de interesse nessa implementação é a construção de um modelo que poderia ser aplicado aos condomínios da capital amazonense. Nesse sentido, Matheus afirma que seria o ideal, visto que “ a atuação nos condomínios é diferenciada e o autopreenchimento pela internet é uma forma confortável das pessoas que moram nessas ambiente responderem a pesquisa do IBGE. O questionário pela internet possibilita, além da comodidade, segurança ao informante e volume de coleta pelas equipes de campo”. Contudo, para que o Censo seja realizado nos moldes da parceria com as Forças Armadas, “é importante que o síndico também seja parceiro do IBGE”, finaliza.

Mais notícias deste Estado