Censo 2022 é pauta em seminário com síndicos em Fortaleza-CE

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/08/2022 15h24 | Atualizado em 22/08/2022 15h39

foto1

Com o tema “Prepare seu condomínio para a próxima década”, foi realizado na última sexta-feira (12) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza-CE o Seminário Síndico 4.0, promovido pela Prime Administradora de Condomínios. Voltado aos profissionais que atuam na gestão condominial, o evento colocou em pauta os diversos desafios que os síndicos têm enfrentado na atualidade, os quais foram abordados por uma dezena de palestrantes convidados. Ao lado de apresentações sobre sustentabilidade, segurança, conflitos, finanças, reformas e legislação, também foi separado um momento especial para tratar do Censo Demográfico 2022, a maior operação estatística do país.

“O síndico do prédio é o síndico do Censo” foi o mote da conversa, conduzida pelo Superintendente da Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE), Francisco Lopes. Inicialmente foi feita uma breve exposição sobre o que é o Censo, os tipos de questionários, as formas de participar, os mecanismos para identificar o recenseador, e, principalmente, a importância do síndico para o bom andamento da pesquisa. “Como o número de condomínios vem aumentando, o IBGE precisou sair da bolha e se voltar para este segmento da sociedade. Aqui no Ceará, nós visitamos as empresas, fizemos parcerias, promovemos reuniões, participamos de programas de rádio… Tudo isso porque o síndico é peça-chave para o Censo. E a gente conta com vocês, no sentido de nos ajudarem a obter esses dados, para que, futuramente, possamos retornar essa contribuição”, assegurou Lopes.


Superintendente da UE/CE, Francisco Lopes, explanando o Censo 2022 aos síndicos reunidos no seminário.

A seguir, o debate foi aberto, e os síndicos presentes puderam fazer comentários e tirar dúvidas sobre o tema. Um dos depoimentos da tarde foi o da síndica Maria Mary Gomes, que disse estar bastante engajada em ajudar o IBGE, tendo inclusive postado divulgações sobre o Censo no grupo de Whatsapp com os moradores do seu condomínio. “Avisei a cada família que a qualquer momento virá o representante para fazer a pesquisa, e que todos o recebam em suas residências, pois é uma pessoa autorizada”, destacou a síndica, que fez questão de lembrar também a importância da operação censitária: “O Censo contribui muito para a nossa sociedade como meio de ajudar o governo a desenvolver políticas que venham ajudar as classes mais vulneráveis.”

O convite ao IBGE para participar do seminário foi feito por Patrícia Pedroso, diretora-proprietária da Prime Administradora de Condomínios, que já havia chamado a UE/CE para outros eventos locais voltados aos síndicos, a fim de promover a sensibilização sobre o Censo. “Gostaria de agradecer a participação, fortalecendo a importância do envolvimento e representatividade dos síndicos, ao coletivo que transcende os muros do condomínio. O olhar social, a preocupação com o futuro é urgente e precisamos ajudar, de forma segura e consciente”, destacou Patrícia, que tem uma visão bastante clara da contribuição social do Censo e que tem sido uma peça fundamental na articulação entre IBGE e síndicos no Ceará.


O seminário contou com palestras de profissionais ligados a diversos setores da gestão condominial.

Além do IBGE, o evento contou também com a participação de diversas empresas e entidades ligadas à gestão de condomínios, em áreas como segurança, eventos, jurídico, construção, psicologia, divulgação, etc. “O IBGE irá fornecer dados que são estratégicos para cada um desses setores. Ao final do Censo, poderemos oferecer recortes específicos para o setor condominial, mostrando o perfil de quem mora em condomínios para que estes profissionais possam se planejar melhor e as empresas saibam onde e como fazer seus investimentos”, destacou o Superintendente da UE/CE ao final do seminário, aproveitando a oportunidade para mostrar pertinência do Censo Demográfico também para o setor privado.

Mais notícias deste Estado