UE/AC e Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais realizam sensibilização com Lideranças indígenas do Estado

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

09/08/2022 16h50 | Atualizado em 09/08/2022 16h50

Nas duas semanas prévias ao início da coleta, Marco Fábio - Chefe da UE/AC -, Everton Lira e Célio Júnior - coordenadores de área de Cruzeiro do Sul e Tarauacá - e Marta Antunes - responsável pela coordenação do GT de PCTs fizeram visitas de sensibilização nas aldeias indígenas dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Mâncio Lima onde o censo em Terras Indígenas será iniciado nos primeiros dias de coleta.

Em Mâncio Lima a comitiva reuniu-se com o Cacique Joel durante o Festival Puyanawa que ocorreu entre 18 e 23 de julho, no intuito de solicitar apoio para divulgar o censo junto aos outros caciques da região. Na oportunidade, houve também conversas com professoras indígenas da Aldeia Pinaya e repassados os materiais do IBGE Educa específicos sobre Censo 2022 para sensibilização dos estudantes e professores indígenas.

Já no município de Tarauacá o encontro foi com o Cacique Assis, da Aldeia 27 de Setembro, que explicou os cuidados exigidos para o trabalho na comunidade considerando o aumento de casos da COVID-19.

Foram então apresentados a ele os protocolos de saúde diferenciados que o IBGE elaborou junto com a Funai e a Sesai, por meio de Acordo de Cooperação Técnica e da Portaria 510 da Funai que regulamenta o apoio às atividades censitárias. O Cacique mostrou-se satisfeito com esses protocolos e uma nova reunião foi agendada para 01 de agosto, para tratarem sobre a abordagem e o início da coleta nesta Terra Indígena.

Em Feijó a comitiva visitou a Aldeia Morada Nova, e solicitou reunião de abordagem com todos os caciques com o objetivo de apresentar os recenseadores que atuarão nas aldeias mais próximas a cidade nas primeiras semanas do recenseamento.

Em Cruzeiro do Sul, a equipe aproveitou a realização do Festival Katukina para reunir com o Cacique Poá, Cacique geral da Terra Indígena, e organizar a reunião de abordagem com todos os caciques para o dia 04 de agosto, iniciando assim o recenseamento das áreas indígenas do município.

Esse trabalho de sensibilização é importante para angariar o apoio das lideranças indígenas para a coleta nas Terras Indígenas do Alto Juruá.

Além disso, a possibilidade de iniciar as reuniões de abordagem com a presença da responsável pelo Projeto de PCTs da Coordenação Técnica do Censo Demográfico, Marta Antunes, garantirá segurança às equipes locais na realização da coleta em áreas indígenas com responsabilidade e de acordo com a metodologia passada no treinamento diferenciado.

Seguindo a agenda, a comitiva visitou também os postos de coleta dos municípios e as agências de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, onde as atividades de contratação de recenseadores e seleção de setores de primeira escolha estão acontecendo.

 

Mais notícias deste Estado