Veterano, “seu" Everaldo vai ser recenseador pela quarta vez, em Alagoinhas

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

28/07/2022 09h50 | Atualizado em 28/07/2022 09h59

A semana de 18 a 22 de julho marcou uma das etapas mais importantes da preparação para o Censo 2022: o treinamento dos recenseadores. Muitas pessoas, em todo o Brasil, veem no Censo a oportunidade de conseguir o primeiro trabalho, tanto é assim que, na Bahia, 3 em cada 10 treinandos (31,6%) tinham menos de 30 anos. Mas há também quem seja veterano e vá participar do segundo, terceiro, que tal quarto Censo!

É o caso do baiano Everaldo Silva, 62. Aposentado, natural de Nova Soure (a 255 km de Salvador), ele atuou pela primeira vez como recenseador no município natal, em 1980. Depois, repetiu a dose na Contagem da População de 2007, no Censo 2010 e agora foi aprovado para trabalhar no Censo 2022, nestas três vezes na cidade de Alagoinhas (a 108 km da capital baiana).

Everaldo Silva, 62, vai fazer seu quarto Censo e o terceiro em Alagoinhas (BA)

Everaldo acompanhou o quanto a operação censitária mudou em relação ao que era 42 anos atrás. “Em 1980, era tudo escriturado manualmente, a gente fazia tudo rusticamente, era outra época. Hoje em dia, é tudo digital, ficou mais fácil, mas, ainda assim, tenho boas recordações do meu primeiro Censo”, relembra.

“Eu estava com 20 anos [em 1980, olha o primeiro emprego aí!]. Me lembro que fui para a zona rural [de Nova Soure] e trabalhei em cima do lombo de um cavalo branco de meu pai. Inesquecível! Percorri a região do Carrapatinho e Cauê. Foi uma experiência agradável, e ganhei um dinheirinho bom”, completou.

Mesmo com tanta experiência, Everaldo acompanhou animado, ao lado de todos os “novatos”, os cinco dias de treinamento para trabalhar no Censo 2022.

“Foi muito bom. Muitas informações teóricas que serão de grande valia, pois a gente vai colocar tudo na prática, em campo. Espero corresponder à altura!”.

Mas por que tanto Censo, seu Everaldo? “Gosto de trabalhar no Censo porque gosto de desafios, e o Censo é um grande desafio. E também estarei fazendo a minha parte para colaborar com o retrato do Brasil; a importância dele é enorme para que o governo adote políticas públicas para melhorar a vida da população”, responde com conhecimento de veterano.

“Nos três Censos em que atuei, fui o último a deixar o meu posto de recenseador e saí satisfeito com o meu trabalho e em dar a minha colaboração para o IBGE”, conclui, dando mais uma lição e inspiração aos cerca de 183 mil recenseadores que serão contratados nesta semana (de 25 a 29 de julho) para fazer o Censo 2022, a partir de 01 de agosto, em todo o país.

Futuros recenseadores participaram de treinamento entre 18 e 22/07, em todo o Brasil
Mais notícias deste Estado