Parceria entre UE/SP e AABIC formaliza estratégia para divulgação do Censo em condomínios

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/07/2022 12h32 | Atualizado em 20/07/2022 12h36

Em evento realizado na manhã de quinta-feira, dia 14, na sede da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), foi formalizada a estratégia para divulgação do Censo 2022 em condomínios. A iniciativa veio da UE/SP que, desde 2019, busca estreitar os laços com a AABIC, no intuito de levar informações corretas e seguras para administradoras de condomínios, síndicos e moradores.

O dia teve início com um café da manhã. Em seguida, os 80 participantes, em sua maioria administradores de condomínios, entraram na sala de eventos da AABIC, para ouvir atentamente os palestrantes: José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC, Ana Kazan, coordenadora de Comissões do Censo 2022 em SP, Vando Nascimento e Thiago Ferreira, coordenadores técnicos do Censo em SP. 

 Graiche em sua apresentação no evento

Quem iniciou a apresentação foi José Roberto Graiche Júnior, que enfatizou a importância do Censo para o país. Além disso, esclareceu que ao receber o recenseador e responder corretamente o questionário, essas informações geram um banco de dados que poderá ser utilizado por todos. "Nós, moradores de prédios, estamos  sempre preocupados com a segurança. Ao responder a pesquisa, esses dados poderão ser utilizados no futuro para averiguar o que precisa ser feito na nossa localidade e exigir melhorias", esclareceu Graiche.

Na sequência, foi apresentado um vídeo de 7 minutos, resultado da consolidação da parceria entre AABIC e IBGE SP. O conteúdo audiovisual é uma apresentação sobre aspectos fundamentais do Censo: o que é a pesquisa, histórico, tempo de duração dos questionários, como receber e identificar o recenseador, entre outros assuntos.

Esse vídeo está hospedado no Youtube da AABIC, sendo uma ferramenta de disseminação de informações corretas para sanar dúvidas e anseios de condôminos. Além disso, o link do vídeo pode ser rapidamente compartilhado via redes sociais e grupos de moradores, e, assim, evitar que notícias falsas não tenham hora nem vez durante a realização do Censo.

 Apresentação do vídeo sobre o Censo, realizado pela AABIC em parceria com IBGE SP

Após o vídeo, Ana Kazan aprofundou os temas abordados, discorrendo sobre os preparativos e testes da pesquisa, os temas inseridos nos questionários, além de dar detalhes sobre o período de coleta. "Estamos a poucos dias para a realização da maior pesquisa censitária do Brasil. O mais importante agora é esclarecer as dúvidas de vocês, para que saibam orientar quem vai receber o recenseador", afirmou Ana. 

Ainda durante sua apresentação, Ana também salientou sobre o uniforme do recenseador e sobre os canais em que sua identificação pode ser validada. "Seja pelo QR Code, site ou telefone, esse é mais um mecanismo que o IBGE disponibiliza no intuito de assegurar a segurança na realização da pesquisa".

Ana Kazan em sua explicação sobre a pesquisa censitária

O evento se encerrou com um tempo determinado para perguntas e respostas. Durante esse momento, Vando Nascimento e Thiago Ferreira responderam as dúvidas dos participantes. Um anseio compartilhado por todos foi a questão da segurança. "Quanto maior o apoio e diálogo entre síndico, moradores e recenseador, mais seguro e ágil será a realização da pesquisa", ressaltaram os coordenadores técnicos de SP.

Mais notícias deste Estado