IBGE participa de webinar com SindicoNet para divulgar o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

08/07/2022 15h48 | Atualizado em 08/07/2022 16h14

 

O portal SindicoNet realizou um webinar na quarta-feira (6 de julho) voltado a síndicos e empresas administradoras de condomínios. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube do SíndicoNet, que tem mais de 30 mil inscritos ativos.

A conferência virtual intitulada “De olho no Mercado - Censo 2022” contou com os debatedores Júlio Paim, CEO da SindicoNet, e o servidor do IBGE David Montero Dias, assessor da Coordenação Operacional dos Censos, que participou diretamente das instalações da Unidade Estadual do Pará, onde se encontrava para promover outras parcerias.

Os apresentadores se concentraram em engajar e sensibilizar os síndicos para colaborar com o Censo e, por consequência, com a sociedade brasileira. A recusa dos condomínios em permitir o acesso em suas instalações é um grande desafio no dia a dia dos agentes do IBGE. Júlio Paim e David Montero explicaram como se desenvolve a operação censitária e como se organiza de maneira segura o ingresso em um condomínio, junto a moradores e funcionários

As principais questões debatidas foram:

  • Quais são os benefícios do Censo para o segmento condominial - administradoras, gestores e moradores?
  • Como evitar fraudes? Como certificar se o recenseador é um representante oficial?
  • Quais são os cuidados que síndicos e moradores devem ter?
  • Quando as visitas vão acontecer?
  • De que forma o IBGE preserva privacidade de cada morador?

Montero disse estar “duplamente satisfeito e grato pela oportunidade, não só para cumprir o papel de servidor do IBGE, mas também como cidadão, porque essa operação pertence a toda a sociedade”.

Paim disse que o síndico faz um mapeamento daquela micro-sociedade que ele gerencia, a fim de ter uma fotografia de quem é quem no seu condomínio, enquanto o Censo desempenha o mesmo, porém no âmbito nacional de todos os cidadão brasileiros.

Montero ressaltou ainda que o síndico engajado deve estar atento, pois a sociedade evoluiu muito no período de 2010 a 2022, principalmente nesse setor condominial. Ele destacou que às vezes as Prefeituras até sabem que os imóveis existem, mas não sabem quantas crianças e em que faixa etária, quantos idosos, quantas mulheres e homens vivem em cada arranjo condominial. Informações que, segundo o servidor do IBGE, são fundamentais para o dimensionamento da cobertura vacinal, infraestrutura de transportes, creches, etc.

A íntegra do webinar, que já tem mais de 350 visualizações até a publicação desta matéria, pode ser assistida no endereço abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=J5x91On7MMM

 

 

Mais notícias deste Estado