IBGE firma parceria com a Seduc para divulgar o Censo 2022 em MT

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/07/2022 13h04 | Atualizado em 19/09/2022 10h49

A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em Cuiabá, na tarde da última segunda-feira (20.06), para apresentar o material do IBGEeduca --portal voltado à educação com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil-- para pedir o apoio da Rede Estadual de Ensino na divulgação do Censo Demográfico 2022, que terá o início da coleta em 1º de agosto.

Segundo a superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, a sociedade precisa entender a importância do Censo --inclusive para a Educação-- para poder receber os recenseadores e responder o questionário corretamente. “O Censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios”, completou.

Millane conversou com a secretária-adjunta de gestão Regional da Seduc-MT, Alcimaria Ataídes da Costa, que representou o secretário Alan Porto, e contou que a participação de todos é fundamental para que as informações do banco de dados do IBGE sejam atualizadas“Nesse momento, é imprescindível a parceria com a Seduc-MT, por meio das suas mídias oficiais e distribuição de materiais informativos nas suas setecentas escolas”, disse.

De acordo com Alcimaria, além das quinze Diretorias Regionais de Educação do estado, os gestores escolares e os professores poderão compartilhar os materiais de divulgação do Censo com os alunos.

A equipe do IBGE exibiu um vídeo sobre o IBGEeduca --portal em que crianças, jovens e professores contam com informações oficiais sobre o Brasil e sugestões de atividades para serem trabalhadas em sala de aula-- e explicou que as escolas receberão em breve material impresso com informações sobre a pesquisa: cartazes, informativo para diretores, para alunos e para professores.

Por meio da Seduc-MT, a divulgação do Censo 2022 também poderá chegar às 71 escolas da Educação Indígena. “Mato Grosso apresenta dificuldades para o deslocamento das equipes a certos lugares, como em comunidades indígenas. Com as informações antecipadas da nossa chegada para o recenseamento nessas comunidades, a logística terá mais êxito”, explica a superintendente do IBGE.

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