UE/RN visita cidades do interior para divulgar Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/07/2022 12h24 | Atualizado em 04/07/2022 12h25

A coordenação estadual do Censo 2022 e a chefia da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte (UE/RN) iniciaram uma série de visitas a autoridades públicas municipais, veículos de comunicação, agências e sedes de subárea. A proposta é sensibilizar ainda mais a sociedade e os ibgeanos potiguares para a operação censitária deste ano.

Na primeira etapa, cinco municípios de três áreas operacionais foram visitados: Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, Santo Antônio e São Paulo do Potengi. Ao todo foram percorridos 472 quilômetros.

Em Nova Cruz, o Poder Executivo local reforçou o apoio já concedido à operação, por meio do chefe do Gabinete Civil, Genilson Alves em um encontro que ocorreu no Palácio Antônio Arruda Câmara. Já em Santa Cruz, a secretária de Administração, Luziana Medeiros, representou a prefeitura. "Seremos parceiros para o que for necessário", afirmou. Em São Paulo do Potengi, o prefeito Pacelli Souto, ao lado de seus secretários, recebeu a equipe do IBGE. O encontro também rendeu um registro no telejornal da WebTV União Potengi.

Na segunda etapa do giro pelo estado, foram visitados quatro municípios de duas áreas operacionais: Pau dos Ferros, Alexandria, Caicó e Jardim do Seridó totalizando 878 quilômetros percorridos. Em Pau dos Ferros a equipe de gestão do Censo 2022 e da UE/RN foi recebida pelo vice-prefeito, secretários municipais e vereadores na sede do Poder Executivo municipal. Já em Alexandria o encontro ocorreu com a prefeita Jeane Souza que se colocou à disposição. “O que precisar, pode contar com a gente", declarou a prefeita. A administração de Jardim do Seridó também foi visitada nesta etapa da caravana. “No que a gente puder andar de mãos dadas, estamos aqui. O trabalho de vocês é importantíssimo”, afirmou Fagner Azevedo, chefe de Gabinete de Jardim do Seridó.

Em uma terceira rodada de viagens, o município visitado foi João Câmara distante 72 km de Natal. O primeiro compromisso foi uma reunião na prefeitura municipal e, em seguida, a equipe do IBGE participou da sessão ordinária da Câmara Municipal. Na ocasião o chefe da UE/RN, Damião Ernane, abordou temas sobre a segurança da coleta e as formas de identificação do recenseador além de pedir o apoio da câmara para a divulgação do Censo.

Finalizando o ciclo de viagens, a equipe ibgeana dirigiu-se para a cidade de Apodi, onde esteve presente na feira agropecuária local. Com o objetivo de divulgar o Censo Demográfico 2022 para a população do estado, o IBGE juntamente com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER) firmaram uma parceria para a divulgação do Censo no Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias. O intuito é mostrar ao público a importância da operação censitária para o país e com isso estimular os cidadãos a responderem ao questionário.

Mais notícias deste Estado