IBGE-MT mostra o Censo 2022 em oficinas em escolas de Várzea Grande

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/07/2022 11h29 | Atualizado em 04/07/2022 11h43

A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso realizou, nos dias 21 e 23 de junho, oficinas do IBGEeduca em três escolas da rede municipal de Várzea Grande em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para divulgar o Censo Demográfico 2022.

Segundo a supervisora da SDI (Supervisão de Disseminação de Informações) do IBGE em Mato Grosso, Raquel Gomes, apresentar o IBGEeduca às crianças foi um privilégio, pois o envolvimento delas nas atividades foi incrível. Todas conheceram o portal e saíram do local sabendo a data de início da coleta do Censo, em 1º de agosto, e instruídas a contar aos pais sobre as maneiras de se checar a identidade do recenseador.

"Estamos imensamente felizes pela parceria com a Secretaria de Educação de Várzea Grande. A receptividade foi excelente, desde o início da proposta no gabinete até o acompanhamento em sala de aula. Esperamos retornar e fazer desta uma prática nas demais escolas do município", destaca.

No dia 21, a equipe do IBGE visitou a EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, no assentamento rural Sadia III, e na EMEB Elias Domingos, no Sadia I, para alunos do 6º ao 9º ano.

De acordo com Madalena Santana de Arruda, professora do 6°ao 9° ano na EMEB Elias Domingos, a equipe do IBGE foi recebida com muito prazer em sua escola e agora a turma quer BIS. “Os alunos amaram. Eu, enquanto professora, achei muita riqueza ali, descobrindo juntamente com eles, conversando, abrindo o leque para eles entenderem o que é o IBGE, essa pesquisa que acontece no nosso Brasil, como funciona, isso é válido em todos os ângulos”, afirma.

No dia 23, foi a vez da EMEB Profª Marilce Benedita de Arruda, na região central de Várzea Grande, para alunos do 5º ano.

A ação contou com a participação de mais de cem estudantes nas três escolas. “Levar o conhecimento sobre a necessidade da realização do Censo é muito importante para que a comunidade escolar apoie, incentive e participe do trabalho dos recenseadores” declarou o secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis.

O IBGEeduca --Portal com conteúdos atualizados e lúdicos voltados para a educação--, mostrou que os professores e os alunos podem ser grandes parceiros do Censo e do IBGE trabalhando as informações em sala de aula, conversando com amigos e familiares sobre a importância de participar, atendendo bem os recenseadores, respondendo às perguntas e, assim,

Mais notícias deste Estado