No Acre, primeira semana de treinamento da etapa de ACMS e ACSS conta com participações especiais

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

27/06/2022 09h19 | Atualizado em 29/06/2022 18h39

Desde segunda-feira (06/06) servidores do IBGE no Acre estão realizando o treinamento para os Agentes Censitários que atuarão neste Censo Demográfico. Nesta fase, há a busca por acolher da melhor forma possível os censitários recém-contratados. Entre boas-vindas, lanches colaborativos e preparações para o trabalho que aguarda a todos, também apareceram alguns imprevistos.


Brasiléia

Em Epitaciolândia, o instrutor Ednaldo relata que necessitaram trocar o local do treinamento já na segunda-feira em razão do furto da fiação do local. Algo que, embora desagradável, não foi capaz de abater seu espírito ibegeano. Na Escola Kayrala José Kayrala (KRK), no município de Brasiléia, os instrutores Ednaldo, Amizael e a observadora Elaine puderam encontrar uma sala para realizar o repasse. Neste local, contaram com a presença de uma gatinha laranja, de certo ângulo até aparenta uma miniatura de tigre.

Com menos imprevistos, em Cruzeiro do Sul o polo de repasse foi na unidade local da Universidade Aberta do Brasil, com treinandos dos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Neste local, o IBGE pôde ter a presença da imprensa que divulgou esta fase de preparação para o Censo. Além da imprensa, uma figura que ganhou atenção de todos foi a gata Lulu, que participou ativamente de todos os dias de curso até o momento. Na fala da Agente Censitária Giovanna Uchôa: “durante esses dias de curso, desenvolvemos por Lulu um grande afeto e sei que ela está aqui conosco nos trazendo sorte”.

Sobre a avaliação de aprendizagem aplicada pelos instrutores Felipe Gonçalves e Everton Lira, a ACS de Rodrigues Alves, Dinauma Nogueira ressalta: “a avaliação foi tranquila de ser realizada e espero que os recenseadores possam absorver os conhecimentos necessários para fazê-la com tranquilidade”.

Em Rio Branco, o IBGE foi acolhido na estrutura do SEBRAE, onde instalou algumas salas de treinamento e está dispondo de uma ótima estrutura.

Também estão ocorrendo treinamentos em Senador Guiomard e Tarauacá.

Treinandos em Tarauacá – Instrutores: Célio Sacco e Alda

Senador Guiomard

 

Mais notícias deste Estado