Equipe de Barreiras (BA) leva IBGE e Censo 2022 à maior feira de agronegócio do norte-nordeste

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

23/06/2022 10h19 | Atualizado em 30/06/2022 09h42

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2022, todos os caminhos pareciam levar à Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, a quase 1.000 km da capital, Salvador.

Depois de um hiato de dois anos, a 16ª edição do evento, maior feira de agronegócio do Norte/ Nordeste e uma das três maiores do Brasil, reuniu 101 mil pessoas e 360 expositores, que, se estima, movimentaram cerca de R$ 7,9 bilhões. Estiveram lá governantes, políticos e candidatos; e foram assinados acordos de relevância nacional.

Quem também marcou presença no evento foi o IBGE, levando o Censo Demográfico 2022 para essa importante vitrine.

Com um espaço privilegiado, conseguido gratuitamente, no estande da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a equipe da agência de Barreiras (cidade também no Oeste da Bahia, vizinha a Luís Eduardo) participou dos cinco dias da feira, divulgando o trabalho do Instituto, com destaque para o site Cidades@, o projeto IBGE Educa e, sobretudo, o Censo.


João Marcos de Oliveira, CCS, e Everly Oldoni, coordenadora de área de Barreiras, no espaço do IBGE na Bahia Farm Show, horas antes da abertura do evento

A potência do trabalho em equipe

Everly Oldoni, coordenadora de área da operação censitária em Barreiras, explica como se deu o acordo para o IBGE estar na Bahia Farm Show.

“Tentamos orçar um estande, mas a procura estava muito alta, e não havia espaços disponíveis. Então, fomos atrás de ajuda. Pedimos uma reunião com a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, que nos atendeu e cedeu um espaço do estande Terra Gentil, para que pudéssemos divulgar a operação censitária”, disse.

Além de Everly, representaram o IBGE na feira o coordenador censitário de subárea (CCS) de Barreiras, João Marcos de Oliveira, a CCS do município de Cristópolis, Ana das Neves, a agente de pesquisas e mapeamento (APM) Elisângela Alves, de Barreiras, e a recém-contratada agente censitária supervisora (ACS) de Luís Eduardo Magalhães, Jane Paula Pereira de Lima.

“A articulação para conseguir o espaço, as ideias de como aproveitá-lo e as contratações locais para viabilizar a participação foram 100% realizadas pelo pessoal de Barreiras. E eles fizeram isso com muito pouco tempo e em meio a diversas outras tarefas importantes para o Censo, como o treinamento dos CCS”, conta, com orgulho, Mariana Viveiros, coordenadora de Divulgação do Censo na Bahia.

Ela destaca também os apoios da Gerência de Recursos Materiais (GRM) da Unidade Estadual do IBGE na Bahia (UE/BA); da Coordenação de Marketing (COMAR), no Rio de Janeiro; e do gabinete do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), também na Sede, fundamentais para que o IBGE e o Censo pudessem se fazer presentes na feira. “Foi um trabalho de equipe de uma potência incrível”, diz.


Folhetos, mapas, folders e atlas foram alguns dos materiais do IBGE que encantaram os visitantes da Bahia Farm Show

Entrevista, plenária e trocas gratificantes

No espaço conseguido no estande Terra Gentil, além de banners do Censo e do IBGE, havia uma tela interativa, na qual os visitantes podiam conferir o portal do Instituto, o hotsite do Censo 2022, o Cidades@ e o IBGE Educa, entre outros.

Tudo com o apoio e esclarecimentos da equipe de Barreiras, que também levou folhetos, folders, mapas-calendários, além de Atlas do Ensino Fundamental, oferecidos a alguns visitantes, sobretudo nos grupos de escolas que estiveram no evento.

“Os atlas foram os queridinhos, muitas pessoas ficaram maravilhadas com eles; os mapas também captaram a atenção dos visitantes; e as filipetas [folhetos] do Censo foram muito úteis. Inclusive elas serviram de pauta para uma entrevista que demos para a rádio local”, diz Everly.

Além da passagem do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Ondumar Borges Jr., outra visita importante ao espaço do IBGE foi a de Paulo Ricardo Amaral, chefe da Unidade Estadual do Tocantins (UE/TO), que representou o Instituto na assinatura do acordo entre os governadores de Tocantins e da Bahia sobre a divisa dos dois estados (leia mais sobre isso aqui).

No último dia de evento, 4 de junho, o IBGE participou ainda da plenária, com uma apresentação sobre o Censo 2022.

“Dada a relevância da feira para a região, a ampla divulgação e a massiva presença de mídias e visitantes, estar lá foi muito importante para o IBGE e, sobretudo, para a aproximação do Censo Demográfico com a sociedade”, afirma Everly. “Foi muito gratificante e realmente é uma honra trabalhar numa equipe tão ‘retada’”, conclui, em bom baianês.


Registro de visita do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Ondumar Borges Jr. (ao centro, de camisa branca), ao espaço do IBGE na Bahia Farm Show


A APM Elisângela Alves (ao centro com o colete do IBGE) atende visitantes e entrega folhetos do Censo 2022


O chefe da UE/TO, Paulo Ricardo Amaral (à dir.), também esteve na Bahia Farm Show e visitou o espaço do IBGE no evento

Mais notícias deste Estado