Mais uma cobertura de imprensa à altura do Censo 2022

Editoria: Censo 2022, IBGE | Da Redação

24/06/2022 09h31 | Atualizado em 27/06/2022 16h17

Mais uma vez, a imprensa nacional brindou o IBGE com uma ampla cobertura relacionada ao Censo Demográfico 2022. Iniciada na segunda-feira passada (20), a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios mereceu atenção unânime dos mais importantes veículos impressos, digitais e eletrônicos de todas as unidades federativas do país. Novamente, como planejado, nos mais diversos horários centenas de matérias resultaram em milhares de citações ao Censo - repetindo o alcance de mídia dos eventos de Paquetá e das 27 localidades testadas recentemente, incluindo enfoques didáticos, de prestação de serviços, como esse (abaixo) do Jornal Nacional da TV Globo.

Foi mais uma resposta positiva aos esforços coordenados e integrados das supervisões de disseminação da informação (SDIs), que levam a todos os cantos do território os conteúdos do IBGE, de interesse público do Brasil. Outra contribuição de destaque para o sucesso da operação veio da área técnica da Diretoria de Geociências, que forneceu material, disponibilidade e esclarecimentos valiosos para subsidiar o trabalho dos jornalistas, muitos deles diante do primeiro Censo de suas carreiras.

"Excepcional o trabalho de divulgação do entorno pelas equipes de comunicação em todos os estados. O Censo começou nas ruas, e a população brasileira ficou sabendo de tudo, graças a este trabalho formidável das SDIs", disse Claudio Stenner, diretor da DGC, que foi a Santa Catarina acompanhar a coleta do entorno no município de Araranguá e conversar com o pessoal local que está trabalhando no Censo.

"É muito bom ver como a operação de coleta do entorno está sendo divulgada e sendo conhecida pela sociedade. É isso que vai abrir as portas dos domicílios para a etapa de coleta dos questionários que vem aí pela frente", acrescentou Luciano Duarte, coordenador técnico do Censo 2022.

Em todo o país, equipes de agentes censitários e equipes de reportagem se juntaram nas ruas, praças e esquinas para, por meios distintos, apresentar à sociedade a importância dessa primeira etapa do Censo dedicada a investigar os ítens urbanísticos. Presencialmente, por meio de links ou ligações telefônicas, jornalistas puderam entrevistar fontes de diversas "patentes" do IBGE, como chefes de unidades, porta-vozes de disseminação e técnicos orientados para esse caso específico.

"Interessante registrar que, na totalidade, as matérias se dedicaram a focar na utilidade pública, na operação técnica e na função social do Censo 2022. Não fizeram concessão a questionamentos e contestações que não tivessem relação com a Pesquisa do Entorno", observou Alex Campos, coordenador de Comunicação do IBGE. "Certamente, resultado da estratégia de preparação, uniformização e padrononização das informações, estratégia já consolidada no IBGE e já assimilada pela imprensa. Os jornalistas respeitam o IBGE pelo que ele tem a dizer e pelo que ele não tem a dizer", concluiu o coordenador.

Dentro desse princípio fundamental de inteligência estratégica, serão lançadas nas próximas segunda-feira e terça-feira (27 e 28) mais duas iniciativas: o Seminário do Censo para Jornalistas e o Guia do Censo para Jornalistas.

Com a participação do presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, do Diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, do Gerente Técnico do Censo, Luciano Tavares, e alguns dos principais especialistas do Censo 2022, o seminário on-line será assistido por jornalistas de todo o país.

Cobertura e qualidade da coleta, Estruturas territoriais, mapas e cadastro de endereços, Recursos Humanos e treinamento, Pesquisa de pós-enumeração, Projeto tecnológico e captação de coordenadas, Questionário, Aglomerados subnormais e Povos e comunidades tradicionais serão os temas abordados no Seminário, onde os jornalistas poderão tirar dúvidas e se preparar para a cobertura do Censo.

Ao final do evento será lançado o e-book Guia do Censo 2022 para jornalistas, com informações por temas, em linguagem jornalística e textos curtos, que auxiliará na qualidade das notícias, reduzindo erros, informações distorcidas ou incompletas.

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