CCS reúne SDIS para mostrar as próximas etapas do plano de comunicação do Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

14/06/2022 17h01 | Atualizado em 14/06/2022 17h01

As novas etapas do Plano de Comunicação da Coordenação de Comunicação Social (CCS) do IBGE para o Censo Demográfico 2022 foram apresentadas em reunião virtual, no dia 03 de junho, para os integrantes das Supervisões de Disseminação de Informações (SDIS). Organizado pela CCS e apresentado pelo gerente de Comunicação Social, Pedro Renaux, o encontro durou por volta de três horas chegando a ter 78 participantes.

Também participaram o coordenador da CCS, Alex Campos, o gerente de Comunicação com a Mídia, Luiz Bello, e a editora de Conteúdo da Agência IBGE Notícias, Adriana Saraiva. Eles ajudaram a esclarecer as dúvidas dos representantes das Unidades Estaduais sobre as próximas etapas do Censo.

A apresentação começou com Pedro contextualizando o período intercensitário (2010-2022) no qual foi criada a Agência IBGE Notícias, em 2017, e ocorreu uma grande expansão das mídias sociais. O gerente destacou, também, as duas frentes da CCS nesse processo: o papel de intermediador do relacionamento com a mídia nacional e regional e a criação de conteúdo multimídia para a Agência.

Em seguida, foram mostrados os objetivos do Plano, dentre os quais a preparação de jornalistas para a cobertura do Censo visando a contribuição deles para a eficácia da operação censitária. Também foram realçadas todas as etapas técnicas e de comunicação, desde o Censo Experimental em 2019 até a divulgação dos resultados oficiais.

Divulgação do calendário

A equipe divulgou o cronograma das etapas com entrevistas coletivas e individuais e deixou clara a importância do trabalho das SDIs para que cada etapa vire uma pauta para as mídias nacional e regional. A partir desse ponto, intensificou-se a troca de ideias, sugestões, perguntas e respostas sempre relacionadas à melhor maneira de sensibilizar a imprensa sobre a importância dela para garantir o sucesso do Censo 2022.

Foco regional

Esse será o primeiro Censo que contará com a presença de pelo menos um jornalista em cada unidade estadual do IBGE. Houve consenso sobre a importância de avançar também na produção de matérias sobre a coleta nos estados, destacando e explorando os diferenciais regionais.

Media Training

Adriana Saraiva apresentou o projeto de media training voltado para todas as SDIs e jornalistas. Previsto para 22 de junho, o treinamento virtual servirá para ajudar a identificar possíveis porta-vozes e mostrar questões práticas do relacionamento com a mídia.

Seminário e Guia do Censo 2022

Também foi divulgada a realização de um seminário on-line preparatório para capacitar os jornalistas na cobertura do Censo. As SDIs foram orientadas a convocar jornalistas locais para participação do evento, que ocorrerá em dois dias, com o objetivo de ajudar a imprensa no entendimento dos temas relacionados à operação censitária. Após o seminário, será distribuído o Guia do Censo para Jornalistas, outro item de contribuição para a cobertura jornalística, buscando a melhor qualidade possível das notícias.

Mais notícias deste Estado