Acordo entre UE/CE e Assembleia Legislativa garante estrutura para treinamentos do Censo no Ceará

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/06/2022 12h57 | Atualizado em 13/06/2022 17h57

Duas salas em abril, quatro em março e outras nove em junho. A estrutura necessária para receber mais de 385 treinandos nas três primeiras etapas do Treinamento Centralizado de Coleta e Supervisão do Censo Demográfico 2022 foi garantida através de importante parceria firmada entre a Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Cooperação que vem de longe

Da esquerda para a direita: Rosane Itajahy, Coordenadora de Treinamento, Luiz Carlos Farias,
Assessor do Cediltec, Deputada Augusta Brito, presidente do Cediltec, e Chefe da UE/CE, Francisco Lopes.

A Assembleia Legislativa já tem um histórico de parceria com o IBGE no Ceará. Um convênio entre o Poder Legislativo e o Instituto foi firmado ainda em 2009, com validade até 2026, sendo renovado a cada quatro anos. Este acordo de longa data tem como um de seus resultados mais relevantes o georreferenciamento dos 184 municípios do Estado, trabalho de fundamental importância tanto para o atendimento de pleitos dos municípios do Estado do Ceará, como para a própria viabilização da operação do Censo Demográfico 2022.

Essa parceria é muito importante, pois mostra o valor e a importância que o Censo tem para o Estado, e que a Assembleia também entende assim. E mostra também que as nossas parcerias anteriores, desde 2009, vão ter continuidade com a análise e o georreferenciamento dos limites dos distritos do Ceará, logo após a realização do Censo 2022”, comentou o Chefe da UE/CE Francisco Lopes.

O coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia, Luís Carlos Mourão, também reconheceu a importância da parceria, que terá ainda muito trabalho pela frente: “É um convênio para atualização da malha de limites do Estado do Ceará, tanto no que diz respeito aos municípios, que já concluímos, e em relação aos distritos, que daremos continuidade com georreferenciamento de todos os 884 distritos cearenses”.

 

Parceria que deu certo

Membros da Assembleia Legislativa visitaram as salas e cumprimentaram os treinandos

No dia 9 de maio, a Deputada Augusta Brito, presidente do Cediltec, acompanhada do Assessor do Cediltec, Luiz Carlos Farias, estiveram visitando os treinandos em cada uma das salas onde estiveram ocorrendo os treinamentos para o Censo. Na ocasião, foi relembrada a parceria já firmada entre IBGE e Alece na definição de limites territoriais do Ceará. Tanto o Chefe da UE/CE, Francisco Lopes, como a Coordenadora dos Treinamentos do Censo, Rosane Itajahy, comentaram sobre a utilização das salas, agradecendo pelo conforto oferecido e pelo pronto atendimento de suas demandas.

Também foi abordada a importância do Censo, com destaque para o georreferenciamento dos domicílios, a coleta de dados dos Povos e Comunidades Tradicionais, o Fundo de Participação dos Municípios e os benefícios à população em geral. “A coleta terá início no dia 1º de agosto, mas nosso trabalho antecede e não termina com o Censo indo a campo. Temos outras questões, à medida que o Censo vai evoluindo e os dados serão oferecidos aos governantes e à iniciativa privada, para que sejam desenvolvidas políticas em benefício das comunidades”, explicou Rosane Itajahy.

Além da Deputada Augusta Brito, outros parceiros que deram apoio à UE/CE na disponibilização de estrutura para os treinamentos são: o Deputado Evandro Leitão, Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Salmito Filho, Presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Robson Loureiro, Diretor Acadêmico da Unipace, Delano Farias, Assessor técnico da Unipace, Luiz Carlos Mourão Maia, Coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), e Luiz Carlos Farias, Assessor do Cediltec. “Essas pessoas foram muito importantes na consecução dos objetivos para esse treinamento. A todos eles o nosso agradecimento”, reconheceu o chefe da UE/CE.

Mais notícias deste Estado