UE/PE negocia parceria com universidade federal de Pernambuco para treinamento e divulgação do Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/06/2022 12h15 | Atualizado em 03/06/2022 12h17


Crédito: Anderson Lima/Assessoria de Comunicação da UFPE

O chefe da UE/PE, Gliner Alencar, e o coordenador operacional do Censo 2022 em Pernambuco, Tiago Figueiredo, se reuniram com o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo, na última terça-feira (17). No encontro, foram discutidas possíveis parcerias entre o IBGE e a universidade, tanto para o Censo 2022, que começa em 1º de agosto, quanto em ações futuras.

Para a operação censitária, estão sendo negociadas a cessão de salas de treinamento no campus Recife e a divulgação do Censo no site e redes sociais da universidade. Entre junho e julho, serão treinados 8.993 servidores temporários no estado, entre agentes censitários municipais (ACM), agentes censitários supervisores (ACS) e recenseadores. Somente na capital pernambucana, serão treinadas 150 pessoas em junho e pouco mais de 1,5 mil em julho.

Segundo Gliner, a ampliação do relacionamento entre as duas instituições pode ser benéfica para toda a sociedade. “Esperamos que posteriormente isso possa se tornar mais duradouro para que possamos compartilhar pesquisas, treinamento e capacitação do IBGE para a UFPE e principalmente da UFPE para o IBGE”.

Em entrevista para a Agência de Notícias da UFPE, o vice-reitor reconheceu a importância do IBGE para a elaboração de políticas públicas assertivas. “Essa parceria possibilitará o estabelecimento de cooperação técnica e científica duradoura em diversas áreas de interesse mútuo, começando com a contribuição da Universidade no processo de capacitação de profissionais responsáveis pela realização do Censo 2022”.

De 1º de agosto a 31 de outubro, o Censo vai visitar mais de 70 milhões de domicílios no Brasil e aproximadamente três milhões de lares em Pernambuco. A pouco mais de dois meses da realização do Censo, a UE/PE já realizou três cadeias de treinamento, que formaram mais de 120 multiplicadores em todo o estado.

Mais notícias deste Estado