UE/SP Agência Osasco divulga Censo 2022 em eventos voltados aos povos e comunidades tradicionais

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/06/2022 12h02 | Atualizado em 03/06/2022 12h23

Em continuidade aos trabalhos de divulgação do Censo Demográfico 2022, a Agência do IBGE em Osasco marcou presença em diversos eventos no último mês, especialmente os voltados para Povos e Comunidades Tradicionais (PCT).

Apesar de localizar-se na região metropolitana de São Paulo, Osasco conta com a Terra Indígena do Pico do Jaraguá. Além disso, possui diversos indígenas em situação urbana espalhados pelos bairros da cidade, os quais contam com o Censo 2022 para dar visibilidade e reconhecimento às etnias presentes no município.

Entre os dias 4 e 17 de abril, os CCS de Osasco participaram da 15.ª Semana Indígena de Osasco, organizada pela Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) através de sua Coordenadoria de Povos e Comunidades Tradicionais.

Na abertura do evento, os representantes do IBGE falaram sobre a importância do Censo 2022 e como esse trabalho contribui para a promoção da cidadania dos povos e comunidades tradicionais. Além disso, os CCS de Osasco puderam conversar com a liderança local presente no evento, a Cacique Alaíde Pankararé, sobre a localização, etnias e línguas praticadas pelos povos presentes no município.

"Meu pai foi morto há muitos anos, pois as pessoas não tinham conhecimento de nossas culturas e éramos impedidos de falar nossa língua e praticar nossos ritos. Nós Pankararé só queremos continuar vivendo como somos, preservar nossa cultura tradicional, só isso. Não estamos pedindo muito, certo?" disse a Cacique Alaíde Pankaraé.

Os censitários participaram das danças típicas apresentadas e puderam apreciar e adquirir o artesanato produzido pelos povos locais. Para os CCS, a participação no evento foi muito importante: “Houve um momento em que os participantes tiveram a oportunidade de dançar a dança típica dos povos. Além de ter sido uma experiência única, deu para sentir como que eles respeitam seus antepassados e fazem questão de preservar as culturas” relatou Ricardo Tadashi Makino, CCS de Osasco.


Foto 1: Semana Indígena: Da esquerda para direita: Cacique Alaíde Pankararé, CCS de Osasco Liordino José Aguiar Filho, CCS de Osasco Ricardo Tadashi Makino. Créditos: Simone de Carvalho, Coordenadora de PCT de Osasco.

No dia 1.º de maio, os representantes do IBGE participaram de café da manhã e almoço típicos promovidos pelos povos indígenas locais. Na ocasião, o Coordenador de Área de Osasco, José Lucas da Silva Bergamasco, falou sobre a importância do Censo 2022.


Foto 2: Encontro Indígena. Coral de crianças Guaranis. Créditos: Ricardo Tadashi Makino

Encontro Intermunicipal de Combate ao Racismo

No dia 14 de abril, os censitários da Agência Osasco marcaram presença no Encontro Intermunicipal de Combate ao Racismo, organizado também pela SEPPIR.

A partir do tema central “Promoção da Igualdade Racial, Combate ao Racismo e todas as formas de Discriminação Racial”, foram debatidos assuntos importantes como: a evolução das leis para a defesa de direitos e oportunidades à população preta e parda, com ênfase no Estatuto da Igualdade Racial, indicadores de desigualdade étnico-racial e, principalmente, as penalidades, as formas e canais para denunciar atos discriminatórios.

O evento teve a participação de comunidades quilombolas, representantes das secretarias municipais, comunidades indígenas e o público local. Os representantes do IBGE discursaram sobre a importância do tema para o Censo 2022 e como o IBGE realiza o recenseamento em áreas quilombolas. Além de incentivar todo o público local a se envolver, promover e colaborar com o Censo 2022.

“Como representante do IBGE e me autoidentificando como preta, considero eventos como esse de extrema importância para a construção de um pensamento e atitudes antirracistas, algo amplamente discutido no evento, pois quanto mais debatermos sobre o racismo, mais nos forçamos a pensar sobre nossas ações no nosso cotidiano” relatou Mariana de Lima Almeida, CCS de Carapicuíba.


Foto 3: Encontro Intermunicipal de Combate ao Racismo. Da esquerda para direita: CCS de Osasco Ricardo Tadashi Makino, CCS de Osasco Liordino José Aguiar Filho, CCS de Carapicuíba Mariana de Lima Almeida, CCS de Osasco Gustavo Felipe Costa Souza. Ao fundo: Simone de Carvalho, Coordenadora de PCT de Osasco. Créditos: Marco Aurélio, SEPPIR.

Mais notícias deste Estado