Com CCS cruzando o estado e treinando experiente, UE/AL fecha 3º ciclo de treinamento do Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/06/2022 11h20 | Atualizado em 03/06/2022 11h20

A Unidade Estadual do IBGE em Alagoas concluiu, na última sexta-feira (13), a terceira etapa do treinamento de supervisão e coleta do Censo 2022. O encontro mobilizou cerca de 50 ibegeanos de todo o estado e foi realizado em um hotel na Barra de São Miguel, município da região metropolitana de Maceió.

Ao longo de duas semanas, os treinandos foram divididos em duas turmas e puderam conhecer com profundidade cada passo do Censo Demográfico, desde o trabalho de coleta até a supervisão das atividades.

Nessa grande mobilização, teve até quem precisou percorrer um longo caminho. Foi o caso da Coordenadora de Subárea de Delmiro Gouveia, Cíntia Sandes. Natural da Bahia, ela saiu de Paulo Afonso, onde mora com a família, para viajar mais de 300km, em um trajeto de quase cinco horas.

“O treinamento técnico para o Censo Demográfico 2022 foi muito enriquecedor. Ficamos duas semanas imersos em todo o conteúdo da coleta, nos preparando para as diversas situações que surgirão. Além de que a integração com os colegas de equipe ajudou a fortalecer o time. Saí da Bahia e cruzei o estado de Alagoas, mas valeu muito a pena”, declarou Cíntia.

Todo o estado de Alagoas também marcou presença. Servidores das dez agências participaram ativamente do encontro, seja no papel de instrutor ou de treinando. De várias idades, compartilharam anseios e expectativas de quem acaba de chegar e de quem conhece todos os atalhos. Lotado na Agência Arapiraca, Fernando Leite é o ibegeano envolvido no Censo com mais tempo de casa.

“Como pessoas que desde 1980 trabalham em Censo, penso que tem evoluído muito, principalmente nessa parte de informática, tecnológica. Acredito que facilitou muito para o aprendizado, para que a gente tenha condições de repassar aos supervisores e, depois, aos recenseadores. Acredito que vamos ter sucesso neste Censo, vai ser mais um para mim”, confessou Fernando, que encaminha a participação no quinto Censo Demográfico.

No encerramento do evento, o ex-chefe da UE/AL, Carlos Augusto, esteve presente para passar uma mensagem de motivação aos presentes.

"A UE/AL tem servidores muito capacitados. Não tenho dúvidas de que será um Censo de muito sucesso", expressou na ocasião.

Com o encerramento do terceiro ciclo de treinamentos, a UE/AL se prepara agora para a próxima etapa de multiplicação. Em junho, será a vez de repassar os conhecimentos para os Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS).

Mais notícias deste Estado