UE/TO conclui segunda etapa de treinamento do Censo: “possibilitou a experiência do aprender-fazer”, avalia coordenadora

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

03/06/2022 10h30 | Atualizado em 03/06/2022 10h30

Do dia 3 ao dia 12 de maio, a Unidade Estadual do IBGE no Tocantins (UE/TO) realizou a segunda etapa de treinamento do Censo Demográfico 2022. O evento ocorreu no auditório do Hotel Castro, em Palmas, e desta vez foram os coordenadores de subárea de todo o estado que receberam a capacitação. Quatro servidores do IBGE do Rio de Janeiro participaram como observadores: o coordenador Nacional do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), Wolney Cogoy de Menezes; a coordenadora Nacional de Treinamento, Cynthia Gomes Damasceno; a integrante da Coordenação Técnica Nacional do Censo, Lilian Rose; e o gerente da Divisão Territorial Brasileira (DGC/CETE), José Henrique da Silva.

Conforme o coordenador Técnico do Censo Demográfico no Tocantins, Nereu Ribeiro Júnior, o objetivo do treinamento em cadeia é capacitar os servidores nas etapas de coleta, supervisão, trabalho gerencial e de montagem dos postos de coleta do Censo, tornando-os aptos também para repassar o que foi aprendido. “Este treinamento será replicado. Na próxima etapa, eles serão instrutores dos agentes censitários municipais e dos agentes censitários supervisores. Posteriormente, os ACMs e ACSs serão os instrutores dos recenseadores”, explicou.

Para a coordenadora de Subárea de Palmas, Yana Carvalho do Nascimento, a capacitação possibilitou a experiência do “aprender-fazer”. “Foi fundamental para a próxima etapa: que é capacitar os ACMs e ACSs; porque padronizou uma linguagem e o conhecimento, também identificamos necessidades, foram apresentados os principais conceitos e métodos e etapas relevantes para se planejar o treinamento desses novos servidores. Nós estávamos aprendendo a como fazer, a como ministrar a capacitação que iremos executar na segunda semana de junho. Então foi vital, foi muito essencial esse treinamento que nós recebemos”, avaliou.

A primeira etapa de capacitação do Censo Demográfico 2022 ocorreu com os coordenadores de Área e alguns analistas censitários, na primeira quinzena de abril. Os agentes censitários municipal e supervisor devem ser treinados em junho e, por fim, os recenseadores, em julho.

Censo Demográfico

Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população no Brasil. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

No Tocantins, entre os meses de agosto e outubro, os recenseadores vão percorrer uma área territorial de 277.720,404 quilômetros quadrados, coletar dados de mais de 500 mil domicílios e contar uma população superior a 1,6 milhão. Para realizar esse trabalho, apenas a Unidade Estadual no estado está contratando temporariamente mais de 1.800 pessoas.

Mais notícias deste Estado