Na última quinta-feira, 26 de maio, três reuniões com representantes de escolas públicas e particulares cearenses foram promovidas pela Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE). Os encontros, que ocorreram no formato online e foram conduzidos por Cássia Alencar, Coordenadora de Divulgação do Censo 2022 no Ceará, tiveram por objetivo apresentar o Projeto IBGEeduca e os materiais sobre a operação censitária que estão sendo enviados para as instituições de ensino infantil, fundamental e médio em todo o país, com o intuito de informar educadores e estudantes sobre a importância dessa pesquisa para o conhecimento do País.

A primeira reunião foi realizada às 9h, com a presença de representantes das Secretarias de Educação dos municípios cearenses. Logo depois, às 11h, o encontro teve como convidados os Diretores das escolas estaduais do Ceará. Por fim, às 14h, foi organizado um momento de conversa com a secretaria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE). O foco das reuniões foi pedir a colaboração dos representantes das escolas cearenses na divulgação do Censo, providenciando que os materiais, uma vez recebidos, sejam distribuídos aos professores e alunos.

O material do Projeto IBGEeduca enviado para todas as instituições de ensino do País inclui: informativo para o Diretor, instruindo sobre a distribuição e uso dos itens, e cartaz, que deve ser afixado em local com grande circulação de pessoas. Além destes materiais, as escolas de ensino fundamental e médio também irão receber folders para os alunos, com informações e um mapa do Brasil, e informativos para os professores, com sugestões de atividades e dados sobre o País e o Censo. Através destes conteúdos, espera-se chegar às crianças e adolescentes que residem em grande parte dos mais de 70 milhões de domicílios brasileiros que serão visitados no Censo.

Levando a mensagem do Censo para crianças e adolescentes

“A Educação entra como parceira no sentido de dialogar, pedagogicamente, junto aos nossos alunos, sobre a dimensão e o panorama do nosso país. Com o incentivo dos professores, nossos alunos serão multiplicadores sobre o Censo e sua fundamental contribuição”, garantiu Pergentina Jardim, Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, que participou da primeira reunião realizada e se mostrou bastante surpresa e entusiasmada com a iniciativa do Projeto IBGEeduca. Além de Pergentina, compareceram também representantes da Educação de diversos municípios do Ceará: Elaine Nogueira, de Solonópole, Joseli Patrocinio e Eduardo Mendes, de Mombaça, Raphaelle Andrade, de Limoeiro do Norte, Rogério Ferreira, de Nova Russas, Leidiane da Silva, de Beberibe, Francisco Nunes, de Ipaporanga, entre outros.


Reunião com representantes das Secretarias de Educação dos municípios cearenses

O segundo encontro, que contou com a participação de diretores e professores de escolas estaduais do Ceará, também ajudou a firmar importantes parcerias. Eguilberto Benedito Júnior, que é coordenador do laboratório de informática na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza, garantiu seu apoio na divulgação do Censo 2022: “Muito interessante trazermos essas atividades do IBGEeduca para o laboratório. Vamos aguardar receber o material para ajudarmos vocês neste trabalho.” Além de Eguilberto, também estiveram presentes na reunião Erli Viana, da Escola de Ensino Médio Professora Francisca Linhares de Sousa, em Eusébio, e Antonia Maria da Costa Mendes, da Escola de Ensino Fundamental e Médio São José dos Arpoadores, em Fortaleza.

Reunião com Diretores(as) das escolas estaduais do Ceará

O terceiro momento, realizado na parte da tarde, foi voltado a uma conversa com três representantes do SINEPE-CE: Ana Cláudia Freitas, secretária executiva, Juliana Façanha e Ana Célia Ferreira, assessoras institucionais. Ana Cláudia parabenizou a iniciativa do IBGE, de buscar primeiro o sindicato para, dessa forma, atingir as instituições particulares de ensino, e colocou a instituição à disposição para ajudar na disseminação do Censo 2022. “Vocês com certeza estão saindo à frente dos outros estados, por virem buscar as escolas particulares através das entidades representativas. É uma forma de cortar o caminho, porque, com a divulgação vindo da parte do SINEPE, as escolas particulares ficam mais tranquilas pra receber vocês. Podem contar com o nosso apoio para divulgar seu material.”


Reunião com secretaria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE)