Censo no AM: mais uma etapa do treinamento concluída com “bom desempenho e participação”.

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/05/2022 09h08 | Atualizado em 27/05/2022 02h48

“O Censo vai permitir que a gente possa conhecer a realidade das nossas cidades. Não podemos deixar nenhum município de fora. Vamos incluir até aquela pessoa que vive num lugar muito distante no mapa”. Essas foram algumas das frases ditas pelo Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, que participou de forma remota da abertura do ciclo de treinamento para o Censo, realizado entre 2 e 13 de maio.

Na ocasião, a Chefe substituta da Unidade Estadual do IBGE, no Amazonas, Alexsandra Nascimento, também motivou os presentes ao dizer que com o Censo “teremos números que serão eternos e que vão influenciar toda a política dos próximos dez anos”. Ela também destacou que “o trabalho no Censo não é um trabalho fácil, mas também não é impossível; e disse ainda que “é um trabalho que vai nos dar orgulho quando concluirmos”.

 

No total, 45 servidores da UE/AM foram capacitados nesta etapa de treinamento realizada em maio. Destes, 28 participaram do treinamento no município de Manacapuru (AM), e 17 pessoas participaram do treinamento na capital do Estado, Manaus. As aulas foram ministradas em salas cedidas pela Faculdade ITPAC de Manacapuru e, em Manaus, na sala de treinamento da Unidade Estadual.

Além dos servidores da UE/AM, Daiane Ciriaco, que é Tecnologista de informações geográficas e estatísticas e trabalha na área técnica de PCT (Povos e Comunidades Tradicionais), no Rio de Janeiro, também esteve presente para ministrar esta parte do treinamento, em Manacapuru.

Todos prontos para repassar o conhecimento

Para Iara Landim, Coordenadora de Treinamento do Censo no Amazonas, essa fase do treinamento, assim como foi a anterior, é fundamental porque “realizamos a capacitação de nossos coordenadores de área e subárea, uma etapa muito importante para a qualidade da coleta no Estado. Através deles, o conhecimento técnico será disseminado até os recenseadores”, destacou.

A coordenadora também considerou o treinamento bem-sucedido, pois, de acordo com ela, “foi muito produtivo; percebemos um bom desempenho e participação de toda a equipe, e acredito que estão todos preparados para atuarem como instrutores na próxima etapa”, finalizou.

 

A próxima etapa está prevista para ocorrer entre 6 e 15 de junho, quando serão treinados os agentes censitários municipais e supervisores.

Mais notícias deste Estado