Segunda fase de treinamento encerra em clima de gratidão na UE/PI

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

26/05/2022 16h41 | Atualizado em 27/05/2022 09h57

“Gratidão” foi a palavra mais citada pelos servidores da UE/PI no encerramento da segunda etapa de treinamento para o Censo Demográfico 2022. Em uma dinâmica anônima, eles foram questionados sobre o sentimento que tinham ao final da capacitação. Entre os termos que mais apareceram na nuvem de palavras formada, estavam também “responsabilidade”, “aprendizado” e “sucesso”.

Na segunda etapa de treinamento, 61 servidores da UE/PI foram capacitados. A preparação ocorreu entre os dias 3 e 13 de maio, no município de Parnaíba (PI), no litoral piauiense. As aulas foram ministradas em salas cedidas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

“Estou muito feliz com o que aconteceu aqui”, enfatizou o coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite, ao final do treinamento. “Tivemos boas médias nas avaliações, pontualidade, disciplina”, elogiou. “Gostaria de agradecer pelo deslocamento, por se dedicarem ao IBGE por inteiro”, completou. “Quero fazer um agradecimento especial à UFDPar, que nos recebeu e nos deu todo apoio necessário”, acrescentou o coordenador de Treinamento do Censo na UE/PI, Tiago Viana.


O treinamento ocorreu nas dependências da UFDPar.

Os treinandos foram divididos em três turmas, com dois professores cada. Além disso, mais 16 pessoas fizeram parte da equipe de apoio logístico e operacional. Esteve presente ainda o analista censitário Iury Fernandes, da Diretoria de Geociências, no Rio de Janeiro (RJ), que veio ao Piauí como observador.

“Houve muito planejamento por trás de tudo isso. Precisávamos da sinergia entre a equipe e fiquei impressionado com o profissionalismo de vocês”, salientou o chefe da UE/PI, Leonardo Passos. O gerente de Planejamento e Gestão da UE/PI, José Tavares, também falou sobre a dedicação dos participantes, ressaltando que o bom desempenho é típico do Instituto. “Convidamos vocês a participarem desse nível de governança e de organização que existe no IBGE”, disse Tavares.

Nesta fase, foram treinados coordenadores de área e de subárea, agentes censitários operacionais, analistas censitários e servidores do quadro permanente. O próximo passo da multiplicação de conhecimento ocorrerá entre os dias 6 e 15 de junho, quando serão treinados os agentes censitários municipais e supervisores.

Evento de abertura

Evento de abertura contou com a presença do vice-reitor da UFDPar.

Na noite do dia 2 de maio, véspera do início da programação de aulas, toda a equipe envolvida foi reunida em um auditório para um evento de abertura. Além dos servidores do IBGE, também participou da solenidade o vice-reitor da UFDPar, Natanael Fontenele. Em sua fala, o vice-reitor enalteceu a parceria com o IBGE, lembrando que utilizou os dados do órgão em toda a sua trajetória acadêmica.

Mais notícias deste Estado