Com presença do coordenador nacional do CNEFE, UE/TO apresenta padrão de endereços adotado no Censo à prefeitura de Palmas

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

26/05/2022 16h14 | Atualizado em 30/05/2022 11h45

Servidores da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins (UE/TO) se reuniram no último dia 5 com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais da Prefeitura de Palmas, Edmilson Vieira das Virgens. O objetivo foi apresentar ao Executivo municipal qual a modelagem de endereçamento foi adotada para trabalhar no Censo Demográfico. O coordenador nacional do CNEFE - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, Wolney Cogoy de Menezes, também esteve presente no encontro.

O chefe da UE/TO, Paulo Ricardo Amaral, deu início à reunião pontuando sobre as mudanças de endereço que ocorreram no decorrer dos anos na Capital e que geraram indefinições, não só para população, como também para as instituições. Por isso, segundo o gestor, o IBGE considera importante discutir sobre os procedimentos de endereçamento que serão adotados na operação censitária que será realizada neste ano.

Em seguida, a coordenadora estadual do CNEFE, Josimara Martins Dias Nonato, detalhou a metodologia e o padrão de endereçamento utilizado pelo Instituto para a coleta das pesquisas, principalmente para o Censo Demográfico. Ao final da apresentação, ela informou que o IBGE utilizaria no campo da localidade os endereços antigos da Capital.

"Nós chegamos a conclusão de que o melhor caminho no atual contexto, frente à diversidade de informações em diferentes bases de dados, seria incorporar no campo da localidade a informação dos endereçamentos antigos de Palmas. Isso porque são expressões muito conhecidas e aceitas pela população local e elas existem em vários cadastros de outras instituições externas. Então, seria complicado eliminar totalmente essas expressões do nosso cadastro pois iria interferir na interoperabilidade com outras fontes de dados", explicou a coordenadora.

O secretário de Desenvolvimento Urbano destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo IBGE e solicitou posterior encontro com a equipe para a apresentação da padronização do endereçamento a outros técnicos da Prefeitura. Sobre a parceria para realização do Censo e demais levantamentos, ele afirmou ser uma satisfação poder contribuir. "O IBGE talvez seja a instituição de dados de maior credibilidade. Ninguém questiona por conta desse rigor técnico-científico que vocês adotam. Então, é um dever nosso colaborar com esse trabalho", elogiou.

Para o coordenador nacional do CNEFE, a reunião teve um desfecho favorável tanto para o IBGE quanto para o município de Palmas. "Houve uma reação muito positiva da equipe da Prefeitura. Eu acho que de fato nós estamos trabalhando de uma forma útil para as duas instituições", avaliou Menezes.

Participaram da reunião: o secretário Executivo de Planejamento e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Palmas, Eron Bringel Coelho, o superintendente de Planejamento e Orçamento, José Augusto Rodrigues Santos Júnior, o gerente de Ordenamento Urbano, arquiteto Flávio José de Melo Moura Vale, o coordenador Operacional do Censo Demográfico no Tocantins, Roniglese Pereira de Carvalho Tito, o supervisor da Base Territorial, Paulo Henrique Alves das Neves, o coordenador de Área, Expedito Guedes dos Santos Neto e a coordenadora de Subárea, Yana Carvalho do Nascimento.

Mais notícias deste Estado