Preparação do censo: chefe da UE/TO se reúne com membros do executivo estadual e do TRE

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

26/05/2022 15h57 | Atualizado em 27/05/2022 09h28

O chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins (UE/TO), Paulo Ricardo Amaral, se reuniu no final de abril com o secretário de Planejamento e Orçamento do Estado, Sergislei Silva de Moura. O principal assunto do encontro foi a solicitação de apoio para a instalação de postos de coleta em cinco municípios e a cessão de salas para os treinamentos dos recenseadores.

O secretário iniciou a reunião mostrando a satisfação de receber os servidores do Instituto e repassando uma mensagem do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. "O governador pediu para eu receber o IBGE e deixar o estado à disposição do que vocês precisarem. Todas as portas estão abertas para o IBGE dentro desse processo do Censo e de outras ações. Ele não pode estar presente, mas a Seplan vai coordenar as demandas de vocês para que o resultado desse Censo seja o melhor possível", informou.

O dirigente do IBGE explicou as etapas da operação censitária, destacando os desafios que devem ser enfrentados. Ele tirou dúvidas e ainda destacou a importância da cooperação logistíca e institucional do Executivo Estadual para a qualidade das informações coletadas no Censo Demográfico. "Nós já temos uma parceria em outros levantamentos e agora vamos estreitar ainda mais a nossa relação", afirmou.

Ao final da reunião, ficou acertado entre os órgãos que todas as demandas serão formalizadas em ofício para que a pasta possa dar encaminhamento. Moura comprometeu-se a organizar os locais para os treinamentos e postos de coleta e ainda a ceder espaço para a divulgação do Censo nos canais de comunicação do governo. "A informação do IBGE para o estado do Tocantins é a melhor possível e representa receita. Então, nós queremos divulgar e nós vamos deixar o espaço aberto para vocês", concluiu o secretário.

Participaram da reunião, além do secretário de Planejamento e Orçamento, a equipe da Seplan da Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas: Rodrigo Sabino, Geizianne Cunha, Eliene Santos, Grazielle Azevedo, Kezia Araujo e Gleidson Cruz.

Reunião no TRE
Dando continuidade à agenda de reuniões com autoridades locais, o chefe da UE/TO se reuniu no período da tarde com o presidente do Tribunal Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Na pauta, a cessão de pessoal e veículos que são comumente requisitadas pelo poder judiciário eleitoral, por ocasião das eleições.

De início, o desembargador já tranquilizou o dirigente do IBGE informando que a sede do Tribunal Regional Eleitoral não vai requisitar veículos. "Da nossa parte você pode ficar tranquilo. Os juízes das Zonas Eleitorais podem vir a requisitar, mas eu vou fazer um ofício circular para eles recomendando não solicitar. Se houver alguma requisição, o senhor comunica aqui que a gente resolve", garantiu Maia Neto.

Paulo Ricardo Amaral pontuou que para a realização da operação censitária o veículo é um instrumento fundamental. "Tem lugar no estado que sem carro a gente não vai, como o Jalapão, Ilha do Bananal, Bico do Papagaio, que são regiões de difícil acesso. Então, nós agradecemos a compreensão", disse.

No decorrer da audiência com o presidente do TRE, ele ainda explicou as metodologias do Censo e de outras pesquisas produzidas pelo Instituto, respondeu às perguntas e apresentou alguns dados estatísticos do estado.

Mais notícias deste Estado