Encontro firma cooperação entre PM e UE catarinenses

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/05/2022 13h57 | Atualizado em 13/05/2022 13h57

A UE/SC, após acertar parceria com a Secretaria de Educação do estado, consolidou no início de maio apoio ao Censo Demográfico 2022, desta vez junto à Polícia Militar de Santa Catarina.

Reunião com o Comando Geral da PMSC estabeleceu três grandes ações. A primeira é a divulgação da operação censitária, que se subdividirá em publicações sobre o Censo nos diversos canais de comunicação da Polícia Militar catarinense e na difusão de informações, em todas as localidades, pela Rede de Vizinhos.

A segunda ação consiste na orientação de todo o público interno da PMSC sobre o Censo, tanto por e-mails e encontros presenciais como de formas ainda a serem estabelecidas. Assim, os policiais serão mantidos informados sobre a operação.

Um terceiro ponto é que a PMSC orientará as equipes do COPOM (190) a respeito do Censo. A ideia é que essas equipes possam dirimir dúvidas para a população que ligar buscando saber a respeito da identidade dos profissionais atuando no Censo.

A confirmação da identidade, como se sabe, poderá ser feita pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/. Os pesquisadores sempre estarão identificados com um crachá, que possui um QR Code que também permite sua identificação, e deverão portar documento com foto. Além disso, trajarão colete e boné do IBGE, bem como o Dispositivo Móvel de Coleta.

Como a operação censitária envolve mais de 7 mil pessoas circulando por Santa Catarina em nome do IBGE, contextualiza Roberto Kern Gomes, chefe da UE/SC, é natural que haja um aumento de ligações para a Polícia Militar. Torna-se fundamental, assim, diz, que a PM tenha um entendimento de todas as etapas o Censo e que ela se torne parceira do IBGE.

A UE/SC enviou à PM cronograma com as principais atividades de campo do Censo 2022, lembrando que há algumas envolvendo o tópico da segurança já antes da coleta – no dia 20 de junho tem início a pesquisa do entorno, até 12 de julho, na qual supervisores do IBGE vão a campo registrar as características urbanísticas, ainda sem fazer entrevistas nos domicílios. A coleta de informações começa semanas depois, no dia 1o de agosto, e segue até 31 de outubro.

Mais notícias deste Estado