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Presidente do IBGE faz primeira visita a imprensa para divulgação do Censo 2022 em Minas Gerais

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/05/2022 13h49 | Atualizado em 16/05/2022 14h34

Já na contagem regressiva, faltam menos de três meses para o início da coleta do Censo Demográfico 2022. Em busca de apoio e cobertura noticiosa da ação censitária, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, fez a primeira visita a um veículo de comunicação na última quarta-feira, 11 de maio. A escolhida foi a Rádio Itatiaia, emissora sediada em Belo Horizonte e considerada uma das maiores do estado. A chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais, Maria Antônia Esteves e a substituta do cargo, Cláudia Pinelli, também estiveram presentes na reunião, que contou com a presença da diretoria da rádio.

Durante o encontro, os desafios e a importância do Censo Demográfico foram apresentados, assim como a ênfase na necessidade do apoio da imprensa regional para que a informação alcance o maior número de cidadãos. “Nós aqui em Minas Gerais contamos muito com a Rádio Itatiaia. A gente sabe que a abrangência de vocês é muito grande, vocês tem uma credibilidade incrível. O Censo não é do IBGE, o IBGE faz o Censo para a sociedade e eu tenho certeza que a contribuição de vocês vai ser fundamental em todos os aspectos”, destacou a chefe da UE-MG.

Após as falas dos representantes do IBGE, os dirigentes da rádio foram solícitos e se comprometeram a auxiliar na divulgação e cobertura do Censo. “O desafio de vocês vai ser muito grande. Muita coisa aconteceu nos últimos anos, muitos costumes foram modificados, desde não encontrar as pessoas em casa, ao aumento da violência e tudo mais. Então, nós vamos pegar firme sim”, afirmou a diretora de jornalismo da Rádio Itatiaia, Maria Cláudia Santos.

O presidente do IBGE pretende fazer outras visitas a veículos de comunicação até o início do Censo para estreitar laços. “Agora é aquela hora de afinar os instrumentos, de pedir um apoio para que as pessoas abram as casas, recebam bem o IBGE. Para isso a mídia vai ser muito importante. Eu, na função de presidente, sempre que puder, sou um soldado nessa área de divulgação. A gente tem um desafio muito grande pela frente e o maior envolvimento possível é sempre desejável”.

 

 

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