Censo 2022: UE Pará busca parceria da prefeitura de Belém (PA)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/05/2022 12h32 | Atualizado em 13/05/2022 12h32


Reunião entre UE Pará e Segep - Prefeitura de Belém (PA)

Em reunião realizada no dia 4 de maio, representantes da UE Pará estiveram na Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) para solicitar o apoio da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) na realização do Censo 2022. Um dos encaminhamentos da reunião foi a promessa de intermediação da Segep para o agendamento com o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).

Estiveram na Segep o chefe da UE Pará, Rony Helder Cordeiro; o gerente de Planejamento e Gestão da unidade, Douglas Oliveira; o coordenador técnico estadual do Censo 2022, Luiz Claudio Martins; e a coordenadora de divulgação, Norma Bentes. A equipe da UE Pará foi recebida pelo diretor geral da secretaria, Edilson Rodrigues; pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Municipal (DEDM), Bremer Brelaz; e o diretor do Departamento de Financiamento (DEFI), Romerson Oliveira Rodrigues. O assessor do gabinete da Segep, Smile Golobovante, e o assessor do vice prefeito Edilson Mourão, Marcelo Andrade, estiveram acompanhando o encontro do IBGE com a Segep, além de outros técnicos da secretaria.

Entre os parceiros da UE Pará para a realização do Censo, figuram várias secretarias municipais ou órgãos ligados à PMB, como a Secretaria Municipal de Economia (SECON), a Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), as Agências Distritais de Mosqueiro e Icoaraci, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), e a própria SEGEP. Graças a esses apoios, o IBGE no Pará já garantiu cessão de locais para instalação de postos de coleta em vários bairros e apoio na divulgação dos processos seletivos simplificados (PSS’s). “Porém, ainda há muito a ser garantido. Daí a necessidade de se realizar esta reunião”, justificou Rony Cordeiro.

Luiz Claudio Martins iniciou a reunião apresentando todas as etapas da operação censitária, desde a pesquisa de entorno, a coleta domiciliar, até a divulgação dos primeiros resultados. O coordenador técnico destacou alguns desafios do IBGE, como a divulgação da pesquisa e a realização da coleta em áreas de aglomerados subnormais.

A equipe ibegeana ressaltou a importância de engajamento do prefeito Edmilson Rodrigues, com a sugestão de que seja ele o primeiro morador de Belém a ser recenseado, com a divulgação desse ato nas redes sociais e demais veículos de comunicação da prefeitura com os cidadãos da capital.

Foi solicitado também o apoio da PMB na cessão de espaços físicos para os postos de coleta nos locais em que ainda há necessidade, como o bairro da Pedreira, por exemplo; além de apoio na divulgação das etapas do censo; gratuidade em transportes públicos para os recenseadores em campo; e a disponibilização de salas para a realização de treinamentos.

Outra demanda apresentada pela UE Pará foi a mediação da SEGEP junto às demais secretarias municipais para viabilizar o atendimento das mais diversas demandas do IBGE no planejamento e realização da coleta.

Bremer Brelaz, da Segep, solicitou acesso aos resultados da Pesquisa do Entorno, pela possível aplicabilidade desses dados na revisão do Plano Diretor de Belém, bem como aos resultados preliminares do censo 2022. Luiz Cláudio prometeu buscar informações mais detalhadas sobre a data de divulgação dos resultados da pesquisa de entorno e informou que os dados preliminares do Censo serão divulgados ainda em 2022, com novas etapas de divulgação previstas para 2023.

O diretor geral da Segep, Edilson Rodrigues, que foi empossado recentemente no cargo, solicitou que o IBGE refaça a solicitação de apoio à Prefeitura de Belém, especificando as demandas que ainda precisam ser atendidas. Também garantiu que o prefeito Edmilson Rodrigues será comunicado sobre todas as demandas apresentadas durante a reunião e que destacará um servidor da SEGEP para encaminhar os assuntos relacionados ao Censo 2022.

Mais notícias deste Estado