UE Pará dialoga com população de aglomerados subnormais

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

13/05/2022 12h24 | Atualizado em 13/05/2022 12h24


Reunião em aglomerados subnormais de Belém (PA)

A equipe do IBGE Pará responsável pelo Censo em Belém, reuniu-se, no dia 29 de abril, com lideranças comunitárias dos bairros Sacramenta e Barreiro, áreas da Região Metropolitana de Belém, com o objetivo de mobilizar a população para atender ao recenseador e colaborar com a realização do Censo Demográfico 2022 na capital. O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), cedido pela Fundação Para João XIII (FUNPAPA).

Estiveram presentes 12 líderes comunitários, entre professores e membros de associações. O Coordenador Censitário de Área (CCA) Miqueas Dias, responsável pelo gerenciamento da pesquisa nas localidades, apresentou como será realizada a coleta censitária e explicou a importância do resultado dessa pesquisa para as comunidades. “Queremos que esses líderes possam se tornar multiplicadores da mensagem do Censo, fazendo com que ela chegue a cada casa e que as pessoas estejam dispostas a responder corretamente quando receberem o recenseador", enfatizou Miqueas.

Conhecer o trabalho que será realizado e o papel do recenseador az com que o morador fique mais seguro para abrir as portas da sua casa e responder ao questionário. É o que afirma o senhor Charles Augusto, morador de Barreiro há 23 anos. "Sem o Censo fica inviável que as políticas públicas cheguem pra nós aqui dentro da periferia, é muito importante que vocês venham até aqui perguntar sobre as nossas necessidades e que esses dados fiquem acessíveis para todos", afirma.

Foram entregues materiais impressos aos participantes, que demonstram como os dados do Censo podem ser aproveitados por instituições públicas e privadas. O diretor do CRAS Barreiro, Cristiano Amorim, destacou que cedeu o espaço para oportunizar ao IBGE falar com a população, pelo importante trabalho técnico do Instituto para a sociedade “a atuação do IBGE não é político-partidária, ela gera dados que serão úteis para todos nós que nos preocupamos com a sociedade na qual vivemos”. A reunião foi encerrada lembrando que já estamos em contagem regressiva para o Censo, com início da coleta em 1o de agosto de 2022.

Mais notícias deste Estado