UE/ES finaliza reuniões em territórios quilombolas para o censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

09/05/2022 09h20 | Atualizado em 09/05/2022 09h20

Com mais três reuniões realizadas no fim de abril, a UE/ES finalizou a rodada de encontros com quilombolas visando a coleta do Censo 2022. Nos dias 27, 28 e 29, servidores do IBGE visitaram as comunidades Sítio dos Crioulos, em Jerônimo Monteiro; Monte Alegre, em Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim; e Alto Iguape, em Guarapari.

Vários representantes das comunidades participaram dos encontros, totalizando 42 nas três ocasiões. Em Monte Alegre, a UE/ES teve a oportunidade de estreitar relações com Arilson Ventura, coordenador titular da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) no Espírito Santo.


Comunidade de Alto Iguape, em Guarapari, recebeu o IBGE para reunião a respeito da coleta do Censo 2022

Nessa última rodada, estiveram presentes os servidores Marcos Antônio de Araújo (Coordenador Técnico do Censo), Diego Souza (Subárea de Alegre), Flabis Missagia (Coordenador de Área de Cachoeiro), Heloise Silva (Subárea de Cachoeiro), Mauricio Ferraz (Coordenador de Área de Guarapari) e Elaine da Silva (Subárea de Guarapari).

Ao todo, foram seis comunidades visitadas, de março a abril – além das três já citadas, a unidade capixaba se reuniu com quilombolas de Conceição da Barra, Presidente Kennedy e São Mateus. Foram detalhadas todas as etapas do Censo Demográfico, além de debatidas questões como a necessidade de guias da comunidade no momento da coleta no território quilombola.


Quilombolas de Monte Alegre compareceram em peso no encontro com a UE/ES para tratar do Censo 2022

Segundo o Coordenador Técnico do Censo, as comunidades se colocaram à disposição para receber os recenseadores e acompanhar todas as etapas da pesquisa, garantindo a cobertura total do território e a qualidade dos dados coletados. “As lideranças locais entendem a importância do Censo para o planejamento público e privado”, resume Marcos.

Mais notícias deste Estado