Mais de 50 coordenadores de subárea participam do ciclo de treinamento em Goiânia

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/05/2022 10h29 | Atualizado em 09/05/2022 02h32

A movimentação tem sido bastante intensa na Unidade Estadual de Goiás durante as últimas semanas de abril e início de maio. Pelos corredores, salas e auditório do prédio, o assunto é a capacitação dos novos contratados. Trata-se de uma etapa imprescindível no preparo para o Censo 2022, cuja boa realização depende de uma equipe afinada e disposta. No dia 14 de abril, finalizou-se o ciclo de treinamento dos coordenadores de área. Agora é a vez do dos Coordenadores de Subárea (CCS).

      Na última segunda-feira (02/05), 51 CCS de todo estado foram recebidos na sede da UE/GO para a abertura do novo ciclo de treinamento. Na ocasião, o chefe do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, recordou que o IBGE conta muito com os coordenadores e explicou que os próximos dias serão parte de um processo intenso de imersão nos conhecimentos necessários para o Censo.

      Já na terça-feira (03/05), os CCS, além de nove efetivos, se reuniram nas salas de aula da Universidade Salgado de Oliveira. Divididos em três turmas, eles terão dez dias de curso sob a orientação de seis instrutores que se dispuseram voluntariamente a participar da atual etapa de capacitação. Um deles é o coordenador de área Adriano Carvalho Moreira, que está otimista com o interesse e a participação de sua turma. “Eles estão animados com a realização do Censo.”, afirma Adriano. Em relação à experiência de instruir os CCS, Adriano explica: “Gosto de sala de aula, da possibilidade de repassar conhecimento e acompanhar o resultado. Depois, os treinandos serão instrutores espelhados no que nós fazemos.”

      Para a coordenadora de treinamento em Goiás, Vanessa Cristina Lopes, as perspectivas para essa etapa do treinamento também são positivas. “Temos uma turma muito disposta e que trouxe bastante conhecimento e positividade do teste do Censo em Damolândia. Durante o teste, eles criaram vínculos e puderam vivenciar muito da teoria que vemos no treinamento. Outro aspecto importante é a qualidade do material disponibilizado para os cursos. Está muito bem-feito, com muitos vídeos e simulações que auxiliam na assimilação do conteúdo.”, disse Vanessa. A CCS Isabela Gramacho Taveira concorda e acrescenta que as aulas começaram bem completas e diversificadas. Ela afirma estar ansiosa e com as melhores expectativas para as próximas etapas do treinamento.

      O treinamento dos CCS vai até o dia 13 de maio. O próximo ciclo está previsto para 06 a 15 de junho e ocorrerá em polos espalhados pelo estado, em Goiânia. Abarcará 807 agentes censitários municipais e supervisores. Fechando a linha de frente do Censo, os 6.503 recenseadores em Goiás também participarão de ciclos de treinamento até o dia 1º de agosto, início oficial do Censo Demográfico brasileiro.

Mais notícias deste Estado