IBGE e TRE na Paraíba se reúnem e articulam apoio ao Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/05/2022 12h16 | Atualizado em 04/05/2022 12h16

A Unidade estadual do IBGE na Paraíba se reuniu com a presidência do Tribunal Regional Eleitoral no estado (TRE-PB), na tarde da última quarta-feira (27), em João Pessoa, para discutir estratégias de apoio ao Censo Demográfico 2022. Este ano, além da operação censitária, serão realizadas as eleições para os cargos de: presidente da República, governador, senador e deputados, estadual e federal. Ambas as ações demandam logísticas bem estabelecidas e o auxílio de diversas instituições.


Reunião aconteceu na sala do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba,
o desembargador Leandro dos Santos

Com a presença do presidente do TRE-PB, desembargador Leandro dos Santos, e do diretor-geral do Tribunal, Eduardo Rangel Ribeiro, foram abordadas, principalmente, questões relacionadas aos pedidos de cessão de recursos humanos e materiais, que costumam ser feitas ao IBGE.

Junto ao coordenador operacional do Censo 2022 na Paraíba, Francisco Eugênio, o chefe da UE/PB, Roberto Salgado Beato, destacou a importância desse encontro para que os dois órgãos tenham êxito no trabalho que irão realizar. Também frisou que o Instituto está disposto a fazer o possível para colaborar com o Tribunal.

“São duas operações que, em um determinado momento, estarão interligadas. Vai ser bastante desafiador para todos. Por isso, viemos aqui para conversar e analisar se é viável que, durante o Censo, a justiça eleitoral resguarde um pouco o IBGE no sentido das solicitações de pessoal e veículos”, explicou.


Chefe da UE/PB destacou os desafios que o IBGE e a Justiça Eleitoral irão enfrentar este ano

Logo em seguida, o desembargador ressaltou que há muitas barreiras há serem superadas, mas que, nesse processo, o diálogo entre todos os envolvidos é fundamental. “Fiquem tranquilos. Nós vamos falar com os juízes e adotar providências, para que, na medida do possível, possamos atender esses pleitos do IBGE”, assegurou.

Ainda durante a reunião, o presidente e o diretor do TRE-PB aproveitaram a ocasião para esclarecer algumas dúvidas quanto aos procedimentos adotados durante o Censo. Eduardo Rangel Ribeiro questionou se haveria algum fardamento, para evitar que a vestimenta dos recenseadores fizesse alusão à alguma representação política. Já o desembargador Leandro do Santos indagou sobre o processo de acompanhamento e supervisão da coleta, visando a garantia da qualidade dos dados e a cobertura de toda a população.

As dúvidas foram esclarecidas pela equipe do IBGE que esteve presente, formada também pelos coordenadores: técnico, Gilberto Cavalcante; administrativo, Djaci Cavalcanti; e das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo, Lamartine Candeia.

Ao final, a UE/PB assumiu o compromisso de enviar para o TRE-PB uma lista com os nomes de todos os servidores que estarão envolvidos na operação, enquanto o Tribunal afirmou que irá levar essa questão para as reuniões com os juízes das diferentes regiões do estado. “Vamos lutar muito este ano”, concluiu o desembargador.

Mais notícias deste Estado