UE/TO firma parceria com Polícia Militar para garantir segurança no Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

29/04/2022 17h47 | Atualizado em 29/04/2022 17h47

Nesta segunda-feira, 25, o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins (UE/TO), Paulo Ricardo Amaral, e o coordenador Operacional do Censo Demográfico 2022, Roniglese Pereira Tito, se reuniram com o comandante-geral da Polícia Militar do estado, coronel Júlio Manoel da Silva Neto. O objetivo do encontro foi firmar parceria com a instituição para garantir a segurança da operação censitária.

Na oportunidade, o dirigente da UE/TO fez uma breve explanação sobre a realização do Censo Demográfico e solicitou ao comandante o apoio na identificação do recenseador através do SIOP - Sistema Integrado de Operações (190). Ele explicou que nas situações em que houver suspeita dos moradores em relação aos servidores do IBGE, a própria corporação pode verificar a identidade dos entrevistadores e evitar um deslocamento de pessoal desnecessário.

“Essa parceria favorece as duas instituições: porque a PM não vai precisar deslocar uma viatura para verificar uma ocorrência que não condiz com uma situação de perigo e nos ajuda também identificando e criando uma imagem institucional que precisamos para essa operação, que a população tenha segurança para repassar as informações”, ponderou.

De acordo com o coordenador Operacional, quase 2.000 recenseadores e mais de 100 veículos oficiais do IBGE vão circular pelas estradas tocantinenses durante o Censo. Como o IBGE não possui garagem em todos os municípios, para garantir a segurança dos carros e caminhonetes, os servidores também solicitaram à PM a guarda dos mesmos nos batalhões e companhias de algumas localidades, especialmente no período noturno e finais de semana.

Outro ponto abordado por Roniglese foi a realização de capacitação com os servidores do IBGE sobre noções de direção defensiva e cuidados básicos com os veículos. “Nós tivemos muitas dificuldades durante o Censo Agropecuário, porque os motoristas são geralmente jovens com pouca experiência. Penso que vocês tem pessoal qualificado que poderia nos ajudar muito nesse sentido”, ressaltou. Ele pediu ainda apoio na segurança em regiões de difícil acesso, como Cantão, Jalapão e Ilha do Bananal, bem como, na entrada em condomínios.

Após a apresentação das demandas, o comandante prontamente se colocou à disposição para colaborar com o Censo. Com isso, ele designou a chefe do setor de Planejamento Operacional da PM/TO, tenente-coronel Cristina Rodrigues, para dar andamento com os setores responsáveis. “Sobre essa questão do 190 é perfeitamente viável e interessante para nós também. Em relação ao treinamento, nós temos bons profissionais para poder dar esse suporte e quanto a guarda dos veículos é necessário passar uma relação daqueles que vão pernoitar, para termos o controle", pontuou a servidora.

Ao final da reunião, os dirigentes agradeceram a parceria da Polícia Militar e também se colocaram à disposição para fornecer informações necessárias ao planejamento da Instituição e demais esclarecimentos sobre a realização do Censo Demográfico aos outros membros da corporação.

Nota: De acordo com o Decreto da Prefeitura de Palmas o uso de máscaras não é mais obrigatório na Capital.

Mais notícias deste Estado