UE/AL conclui primeiros treinamentos do Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

29/04/2022 17h39 | Atualizado em 29/04/2022 17h39

A unidade estadual do IBGE em Alagoas vive a expectativa do início do Censo Demográfico 2022. Recentemente, os servidores passaram por dois treinamentos mais aprofundados: o primeiro deles voltado à formação dos instrutores para a etapa de treinamento estadual; o outro, focado na parte administrativa, foi direcionado aos Coordenadores Censitários de Subárea (CCS’s).

O encontro administrativo teve início na última segunda-feira (18) e foi concluído na quarta-feira (20). Durante três dias, os CCS’s assistiram às apresentações de recursos humanos, materiais e de informática.

“O conhecimento passado no treinamento administrativo foi de grande importância para o desenvolvimento das atividades durante o período de coleta do Censo, pudemos esclarecer dúvidas e acompanhar de pertinho as atribuições de cada supervisão”, contou a coordenadora de subárea lotada em Maceió, Thaynara Cavalcante.

Antes, no início do mês, oito servidores participaram da formação dos instrutores para a etapa de treinamento estadual. Entre os dias 4 e 14 de abril, receberam conteúdos, definições e conceitos censitários, além de aulas sobre didática. Um dos dias foi dedicado integralmente à temática dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). As aulas foram ministradas pelos servidores Kadu Noia e Sara Antunes.

“Foram feitas simulações de atividades práticas nos aplicativos do DMC para recenseadores e no tablet para supervisores, que envolveram desde a Pesquisa Urbanística de Entorno, passando pela coleta dos questionários básicos e amostra até a aplicação do plano de supervisão e encerramento da coleta”, revelou Kadu.

Em AL, etapa do “Grupo dos 500” terá início na próxima semana

No início de maio, 50 servidores da UE/AL irão passar por extenso treinamento entre os dias 3 e 13 no município da Barra de São Miguel, localizado na região metropolitana de Maceió. O objetivo será capacitar os multiplicadores da unidade estadual no repasse dos conhecimentos para a realização do Censo.

Mais notícias deste Estado