Comandante-geral garante apoio da Polícia Militar da Bahia ao Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

28/04/2022 11h04 | Atualizado em 28/04/2022 11h05

A semana do feriado de Tiradentes foi de importantes articulações para o Censo 2022 na Bahia. Além do encontro com as principais concessionárias de rodovias do estado (leia mais aqui), representantes da estrutura censitária na Unidade Estadual do IBGE (UE/BA) estiveram também com a Polícia Militar (PMBA).

A reunião ocorreu no dia 20 de abril, no Quartel do Comando-Geral da PMBA, conhecido como Quartel dos Aflitos, no centro de Salvador. Lá o comandante-geral da corporação, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, recebeu o chefe em exercício da UE/BA, André Urpia, o coordenador operacional do Censo no estado, Francisco Brito, a coordenadora de divulgação, Mariana Viveiros, e o coordenador das REPACs, Luís Alberto Pacheco.

André falou sobre a importância e a dimensão do Censo, sobre como será possível confirmar a identidade das pessoas envolvidas na coleta dos dados e como a Polícia Militar pode colaborar com a operação.

Citou pontos objetivos como a guarda de veículos do Censo em batalhões da PM no interior; a participação do IBGE nos cursos de porteiros realizados por alguns batalhões da capital; a inserção do Instituto nos Conselhos de Segurança (CONSEGs) de bairros de Salvador; e a capacitação dos atendentes do 190 para auxiliar na identificação de recenseadores.

"A parceria com a Polícia Militar já é tradicional em Censos, e neste ano queremos ampliá-la, com foco, sobretudo, em dar segurança e tranquilidade para que a população abra as portas aos recenseadores", afirma André.

Ele também tirou dúvidas sobre questões de segurança pública envolvendo equipes censitárias e informantes e, por fim, recebeu apoio irrestrito.

O comandante-geral da PMBA, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, cumprimenta o chefe da UE/BA, André Urpia

Censo e segurança pública

Além de garantir espaço para os carros nas cidades do interior em que houver batalhões com guarda local, o comandante-geral da PMBA encarregou o coronel Manoel Xavier, comandante de operações policiais militares, de marcar duas apresentações do IBGE sobre o Censo para todos os comandantes da capital (presencial) e interior (remota).

A PMBA também se comprometeu a intermediar o contato entre IBGE e Secretaria Estadual da Segurança Pública, para o treinamento das equipes do 190.

“O Censo é a ferramenta mais importante para mensurar as necessidades do país. Na área de segurança pública, as informações são essenciais. Sem elas, não se traçam estratégias nem se definem ações realmente eficazes”, afirmou o coronel Coutinho.

Por parte da PMBA, também participaram do encontro o tenente-coronel Júlio César, que intermediou o contato entre o IBGE e o comando-geral da corporação, e a major Gisele.

Postagem no Instagram feita pelo comandante-geral da PMBA sobre encontro com representantes da UE/BA
Mais notícias deste Estado