Em Manaus, Secretária Municipal de Saúde e IBGE firmam parceria para o Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

28/04/2022 09h00 | Atualizado em 28/04/2022 02h01

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram uma parceria para a realização do Censo Demográfico 2022. Durante a operação censitária, a SEMSA vai colaborar para que o recenseador do IBGE tenha acesso, junto com os agentes de saúde da secretaria, a áreas rurais de Manaus, tanto nas áreas terrestres quanto nas fluviais, no Rio Negro e no Rio Amazonas, e também em áreas com restrição de segurança, durante o período do Censo, que acontece entre agosto e outubro deste ano.

Recenseadores de Manaus terão apoio de agentes de saúde para chegar a locais de difícil acesso e com restrição de segurança, no Censo 2022.

A parceria entre as instituições vem sendo consolidada através de reuniões nos últimos meses e, no último dia 19, a Diretora de Administração e Infraestrutura da SEMSA, Elisângela Machado, e o Chefe do Setor de Território, Juan Choque Souza, estiveram no IBGE para tratar de forma mais detalhada sobre como a secretaria poderá contribuir com o Instituto.

De acordo com o coordenador operacional do Censo no Amazonas, Francisco Braz, a parceria entre as instituições sempre existiu, mas nunca de forma estruturada pela unidade estadual do IBGE e pela direção administrativa e territorial da SEMSA.

SEMSA dará apoio logístico a áreas rurais e com restrição de segurança

Em reunião com o coordenador técnico do Censo 2022, Tiago Almudi, e com coordenadores de área e subáreas de Manaus, Elisângela e Juan explicaram a logística de trabalho da secretaria nas áreas rurais, tiraram dúvidas dos coordenadores censitários e se colocaram à disposição para colaborar no que for possível com o IBGE.


Juan e Elisângela, da SEMSA, em reunião com o coordenador técnico do Censo no AM, Tiago Almudi. Os coordenadores de subáreas de Manaus também participaram da reunião na unidade estadual do IBGE no Amazonas.

Juan ressalta que a SEMSA será bem importante para colaborar com o IBGE no Censo, já que trabalha de forma cotidiana nas comunidades rurais de Manaus e em locais com restrição de segurança, coletando informações sobre a saúde das famílias: “creio que a SEMSA vai ajudar bastante o IBGE a chegar a comunidades mais afastadas, novas comunidades, e eu vejo que temos grandes contatos nessas comunidades, com o presidente da comunidade, com o agente de saúde, que já conhece o local há bastante tempo, que mora no local, então essas pessoas vão ajudar bastante o recenseador no momento que ele precisar realizar a coleta dos dados do Censo”.

Tiago Almudi ressalta que a parceria com a SEMSA é fundamental porque, de acordo com o coordenador, um dos maiores entraves para o Censo em Manaus são as áreas com restrição de segurança, que apresentam periculosidade para o trânsito do recenseador, “e nisso a SEMSA vai contribuir muito com a gente porque a área de saúde tem dois aspectos essenciais: um é a capilaridade que ela tem em toda a cidade, com mais de 1.100 agentes de saúde que visitam as casas, e cerca de 120 UBSs em Manaus; e o outro aspecto é a aceitação que os profissionais de saúde têm; são aceitos em todo lugar”.

Então, o coordenador disse que a SEMSA vai colaborar de duas formas: “desde já, identificar as áreas que oferecem algum risco aos recenseadores e que contatos podem auxiliar nesses locais, e outra coisa é termos à disposição esses contatos, que estão por toda Manaus, para eles serem um ponto de comunicação nosso durante o Censo”.

IBGE colabora com a SEMSA na atualização de sua malha territorial

Da mesma forma, o IBGE vem colaborando com a SEMSA, disponibilizando os mapas dos setores censitários e todas as informações sobre as malhas territoriais que serão utilizadas para a realização do Censo 2022 porque a Secretaria, de acordo com Juan, está em processo de atualização dos dados territoriais de Manaus, para que em breve estes dados estejam de acordo com os do IBGE e suas divisões.

Juan afirma que “é importante influir os dados que são projetados aqui no IBGE para trabalharmos essas informações na saúde, e olhar o território com essas informações oficiais que teremos após o Censo 2022, e que vão ajudar bastante na definição dessas novas áreas, e projetar futuramente a projeção de novas equipes para cada área de Manaus, de acordo com a necessidade que observarmos”.

Mais notícias deste Estado