Presidente do IBGE visita Mato Grosso do Sul e motiva servidores para o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

26/04/2022 10h48 | Atualizado em 26/04/2022 10h48

Dando continuidade ao seu ciclo de viagens pelo país, o presidente do instituto, Eduardo Rios Neto, esteve em Mato Grosso do Sul entre os dias 06 e 08 de abril. A visita do presidente à UE/MS faz parte do plano de preparação para o Censo Demográfico 2022.

No dia 06 de abril, Rios Neto visitou a agência de Aquidauana, momento em que foi recebido com muita emoção pelos servidores. Na oportunidade, o presidente parabenizou os trabalhadores e ressaltou a importância de cada um deles para o perfeito funcionamento dos serviços prestados pelo instituto.

Na sequência, o presidente seguiu para a sede da UE/MS, em Campo Grande. A programação foi iniciada por meio de uma reunião com os servidores que ocupam cargos de gestão na unidade. Na ocasião, ele também conheceu as instalações do local e conversou com os servidores.

No dia 07 de abril, no período matutino, o presidente se reuniu com os Coordenadores Estaduais do Censo. Durante a reunião, tratou das questões censitárias, incluindo o orçamento da operação. Enquanto escutava os anseios dos servidores, sanou as dúvidas destes e compartilhou as histórias que retratam sua trajetória profissional até chegar à presidência do órgão, sua identificação com o instituto e também compartilhou suas ideias para o futuro.

No período vespertino, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, o Chefe da UE/MS, Mário Alexandre de Pinna Frazeto, e a chefe substituta, Carlita Estevam de Sousa, participaram de reunião com todos os servidores da unidade, efetivos e temporários. O evento ocorreu no auditório da Advocacia-Geral da União (AGU/MS).

Na ocasião, comentou sobre a situação dos técnicos do IBGE, as necessidades de reajuste salarial e promoção de concurso para servidores efetivos. Também tratou do esforço da administração em aumentar para cinco anos o período de contrato dos temporários, salientando a importância do trabalho destes servidores e da interligação das suas funções com as dos permanentes.

No final da apresentação do presidente, os chefes de agência se apresentaram e os demais servidores da UE/MS também puderam expor seus comentários e questionamentos.

Na oportunidade, Rios Neto também fez uma pausa e cedeu entrevista ao SBT/MS sobre o PSS que seria realizado no domingo, para as funções de Agente Censitário e Recenseador, além de reforçar a importância do Censo Demográfico 2022 para a audiência. A matéria pode ser visualizada no link abaixo.Assista ao vídeo

No encerramento da reunião, o presidente do IBGE proferiu um discurso motivador e parabenizou o papel de cada servidor para a execução dos trabalhos realizados pelo instituto no estado. “Repito aqui o que tenho dito durante as visitas que tenho feito: acredito que o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul está muito afinado e muito alinhado com o que tenho visto nas outras unidades. Ver tanto empenho é motivador. Eu tenho orgulho de vestir a camisa do instituto e de ser um ibegeano”, destacou o presidente.

Em seu último dia de visita, 08 de abril, Rios Neto também participou do treinamento de multiplicadores do Censo que estava sendo realizado no estado, momento em que conversou com os participantes do curso.

Antes de encerrar seu ciclo de visitas no estado, o presidente também teve a oportunidade de conhecer o recém-inaugurado Bioparque Pantanal, o maior circuito de aquários de água doce do mundo. Nos 19 mil m² de área construída, o circuito é o principal atrativo do Bioparque, com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos que abrigam 220 espécies neotropicais. A visita do presidente fez parte da agenda de visitas institucionais do Bioparque e também foi documentada nas redes sociais do espaço.

Confira as fotos e vídeos aqui

Mais notícias deste Estado