Primeiro ciclo de treinamentos no Amazonas tem participação de servidores de municípios localizados a quase 600 km da capital

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

26/04/2022 10h19 | Atualizado em 26/04/2022 10h19

A Unidade Estadual do IBGE no Amazonas realizou, entre os dias 4 e 14 de abril, em Manaus, o 1º ciclo de treinamento, para os servidores que atuarão como multiplicadores no Censo Demográfico. No total 14 pessoas participaram da capacitação, incluindo servidores efetivos selecionados, coordenadores de área do Censo e analistas. Dentre esses servidores, alguns vieram de municípios distantes, como os coordenadores de área, André Moura, que veio de Humaitá, a 591 km em linha reta de Manaus, Lamin Gonçalves, de Parintins (a 369 km), e Washington Maciel, de Itacoatiara (a 270 km de Manaus, via estrada).


Lamin (segundo, da direita para a esquerda) sofreu com a distância da família durante a capacitação,
mas considerou o treinamento como um dos melhores que já participou no IBGE.

Lamin classificou a participação no treinamento para o Censo como “experiência única”, primeiro pela responsabilidade de repassar, posteriormente, o treinamento a outros coordenadores de todo o Estado, e segundo, “por ter sido um treinamento totalmente diferente de todos os que já participei no IBGE, com vídeos, imagens e exemplos que conseguiram retratar as mais diversas situações que encontramos na prática, sem dúvida uma experiência única, nestes meus quase oito anos de IBGE; um dos melhores treinamentos que já participei”, destacou.

Tendo precisado passar cerca de duas semanas longe de casa, Lamin falou que essa foi a parte mais difícil da capacitação: “foi um treinamento puxado e longe da família, em especial do meu filho, que tem apenas um ano e cinco meses de idade; sem dúvida esse é o maior de ônus do trabalho no IBGE, os dias e noites longe da família”.

Sobre o treinamento

Os instrutores desta primeira etapa de treinamentos no Amazonas foram o coordenador técnico do Censo no Estado, Tiago Almudi, e o coordenador de área do município de Itacoatiara, Washington Maciel. Durante o treinamento, os instrutores contaram com o apoio da Coordenação Estadual de Treinamento e Coordenação Técnica Nacional.

Para Washington, a experiência como instrutor foi positiva: “foi um grande desafio participar como instrutor nessa etapa do treinamento! Foram nove dias de intensa dedicação para preparar os novos instrutores para a próxima etapa. Estou muito satisfeito, pois acredito que o evento foi muito proveitoso; eu o Tiago Almudi explicamos cada quesito e cada conceito que serão utilizados no questionário do Censo Demográfico”, explicou ele.

As atividades iniciavam às 8h e terminavam às 17h, de segunda a sexta. E para que o treinamento fosse bem aproveitado, houve apresentação de vídeos, slides, simulações de entrevistas, exercícios de verificação e simulações no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Entre os assuntos que foram abordados, estão os conceitos gerais da pesquisa até os questionários, orientações para o trabalho de campo, percurso e cobertura do setor censitário, supervisão da coleta etc.

O analista censitário, Romário Santos, foi um dos servidores que participaram do treinamento. Para ele, a capacitação foi bastante produtiva: “aqui no IBGE, nós trabalhamos com muitos conceitos, muitas informações que torna difícil absorver tanta coisa, então o treinamento serviu principalmente para tirar dúvidas, fixar bem os conceitos e criar na nossa cabeça uma ideia mais sólida sobre os conceitos do IBGE, e como eles se aplicam na prática, que é o mais importante”.

Próximas etapas

O próximo grupo a receber treinamento serão os coordenadores de área e subárea de todo o Estado. Os instrutores serão aqueles que foram treinados na etapa anterior. O treinamento será entre os dias 2 a 13 de maio, em Manacapuru, município localizado a aproximadamente 100 km de Manaus.

Após o treinamento dos coordenadores, será a vez dos Agentes censitários (municipais e supervisores) receberem treinamento, em junho, e, por último, os recenseadores, em julho.

 

Mais notícias deste Estado