UE/RJ realiza com sucesso o Treinamento de Coleta e Supervisão Etapa CCS para o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/04/2022 18h43 | Atualizado em 20/04/2022 18h43

Durante as duas primeiras semanas de abril, na região serrana do Rio de Janeiro, realizou-se em Nova Friburgo o “Treinamento de Coleta e Supervisão Etapa CCS para o Censo 2022”.

Contando com a presença do Diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo,e do Chefe da Unidade Estadual do Rio de Janeiro, José Francisco Teixeira, e reunindo diversos ibgeanos, das mais variadas unidades e cargos, o evento possuía como principal finalidade treinar de forma presencial os Coordenadores Censitários de Subárea - CCS sobre conceitos importantes para o Censo 2022 como o de pesquisa, a maneira ideal de agir em campo e detalhes técnicos sobre o Dispositivo Móvel de Coleta - DMC, instrução fundamental para posteriormente o recenseador obter as informações de qualidade na origem.

Das 8 às 17 horas, muitas atividades didáticas foram disponibilizadas para a transmissão de conhecimentos como dinâmicas de grupo, vídeos explicativos, slideshow, apostilas, exercícios e simulações no DMC. A interação entre professores e alunos, em salas de aulas cheias de empolgação, foi um dos destaques demonstrando que existe muita energia acumulada para finalmente colocar em prática toda a teoria absorvida em horas de estudo.

Ao conversar com os instrutores e CCS, o Diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, frisou aos participantes a importância do Censo Demográfico, uma realização grandiosa que é referência positiva para diversos países como a China, e que os resultados obtidos irão mostrar um retrato do Brasil imprescindível para a construção de políticas públicas úteis porque baseadas em dados e informações concretas.

O Chefe da Unidade Estadual do Rio de Janeiro, José Francisco Teixeira, também compartilhou suas impressões ao comentar sobre a união e comprometimento no treinamento em cadeia e como o fortalecimento de tais comportamentos será relevante no momento da coleta em agosto, setembro e outubro para que o trabalho seja bem feito.

Encerrando a cerimônia, Maria Bernadete Sanches, coordenadora do Treinamento do Censo, agradeceu e parabenizou os envolvidos nos preparativos que se esforçaram para entregar uma grande experiência, fato comprovado pela animação no auditório.

Mais notícias deste Estado