TRE reafirma parceria com UE-PA no Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/04/2022 17h38 | Atualizado em 20/04/2022 17h38

Em reunião realizada na última terça-feira, dia 12, a UE-PA solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) que abdique de servidores e veículos do órgão, durante as eleições de 2022. A justificativa para o pedido foi a necessidade da UE-PA em dedicar todo seu recurso humano e material nas atividades do Censo Demográfico 2022. O pedido foi bem aceito pela presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.


Reunião no TRE-PA

Reuniram-se com a presidente do TRE-PA, o chefe da UE Pará, Rony Helder Cordeiro; e o gerente de Planejamento e Gestão, Douglas Oliveira. Este último explica que a reunião entre representantes da Unidade Estadual do IBGE no Pará e a presidente do TRE foi o desdobramento, em nível estadual, de um encontro entre o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, no dia 29 de março.

Na ocasião, Fachin e Neto discutiram, entre outros assuntos, os desafios para a realização, em 2022, das Eleições Gerais e do Censo Demográfico do Brasil. Fachin deixou a cargo de cada TRE a decisão de solicitar ou não servidores e veículos do IBGE para uso durante as eleições. “Os tribunais costumam solicitar, não apenas do IBGE, como de diversos órgãos, a cessão de pessoal e veículos para dar apoio ao tribunal durante as eleições. Porém, em 2022, além das eleições, também teremos o Censo Demográfico, que requer a dedicação de toda a nossa equipe, bem como de nossos veículos”, explica Douglas Oliveira.

Diante da decisão do ministro, foi solicitada a agenda com a desembargadora para solicitar que, dentro de suas possiblidades, o TRE possa abdicar de servidores e veículos do IBGE. “Apresentamos à desembargadora nossas demandas e desafios, explicando que qualquer baixa, tanto de pessoal como de veículos, poderia comprometer a operação censitária”, relata o chefe da UE Pará, Rony Cordeiro. “A desembargadora se mostrou sensível à nossa necessidade de dedicação ao Censo e reafirmou o TRE-PA como parceiro da UE-PA, ressaltando a importância dos dados do Censo 2022 para o TRE no planejamento das próximas eleições municipais”, acrescentou o chefe da UE-PA.


Reunião no TRE-PA

A equipe do IBGE encerrou a reunião com o compromisso em retornar ao tribunal para apresentar à desembargadora os resultados do Censo 2022, tão logo estejam disponíveis os primeiros resultados.

Mais notícias deste Estado