UE/MA apresenta o Censo 2022 para lideranças indígenas

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/04/2022 17h30 | Atualizado em 20/04/2022 17h30

Os municípios de Barra do Corda e Grajaú foram sedes de duas REPACs extraordinárias, ambas realizadas pela UE\MA neste mês de abril. As cidades, situadas na microrregião do Alto Mearim e Grajaú, são conhecidas por conarem com um grande contingente de comunicades indígenas em seu territórios.

Os eventos tiveram a participação de diversas lideranças indígenas da região, de membros ligados às prefeituras, secretarias e órgãos municipais, da Coordenadora Nacional de Treinamentos, Cyntia Damasceno, além de servidores envolvidos com o Censo 2022.

Em Grajaú, cidade de 70.692 habitantes (de acordo com a estimativa populacional de 2021), situada a 418 km da capital São Luís, o evento foi realizado na Academia Grajuense de Letras. E contou com membros da FUNAI, da prefeitura e três lideranças indígenas. O Coordenador Censitário de Subárea (CCS) do município, Miqueias Conceição Lima resumiu a importância da reunião. “Foi uma REPAC especial voltada para a população indígena, na qual foram convidados todos os líderes de comunidade, para se transmitir algumas informações sobre o Censo, como será o questionário específico para a população indígena, e para conscientizar que o recenseador irá nas casas e aldeias, e que, assim, seja bem recebido”.

Em Barra do Corda, município de 88.895 habitantes, e distante 445 km de São Luís, o evento aconteceu na Câmara dos Vereadores, onde a CCS local, Viviane Santos, fez uma apresentação voltada à necessidade da realização do Censo para a população indígena, agradeceu ao apoio da prefeitura e a presença de caciques e lideranças, que se deslocaram de longas distâncias para participar da reunião. “Falamos para eles (indígenas) sobre a importância da realização das REPACs, para a comunidade estar ciente de tudo que acontece antes, durante, e após a coleta, e de como é importante a colaboração na coleta, para que os dados possam ser atualizados”.

Mais notícias deste Estado