UE Paraná começa segunda rodada de treinamentos para o Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/04/2022 17h23 | Atualizado em 20/04/2022 17h23

38 Ibgeanos, coordenadores de área e efetivos, se reuniram entre os dias 4 e 13 de abril em Guaratuba, no litoral paranaense, para a segunda etapa dos treinamentos para o Censo Demográfico 2022. Ao longo de 10 dias, eles discutiram os conceitos básicos e os procedimentos técnicos a serem aplicados antes, durante e após a coleta. Ao final do treinamento, estes ibegeanos se tornam multiplicadores, que repassarão o treinamento técnico para turmas cada vez maiores. Apenas no Paraná, serão mais de 10 mil recenseadores, que serão treinados até o início da coleta, no dia 1º de agosto.

A primeira parte do treinamento inclui conceitos fundamentais, o questionário e os procedimentos de coleta. Três dias serão dedicados ao processo de supervisão, além de “um dia especialmente focado nos conceitos e procedimentos para a coleta junto a Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs)”, que incluem povos indígenas e comunidades quilombolas, explica Flávio Schuller, coordenador técnico estadual do censo. Os treinandos já utilizam tanto o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), que será a ferramenta dos recenseadores, quanto o tablet, que será usado pelos supervisores e agentes municipais.

O fato ser um evento totalmente presencial foi um grande ganho, na avaliação da coordenadora estadual de treinamento, Erlete Schecheli. “Foi muito importante a gente retornar a um treinamento presencial, com o pessoal gostando de se encontrar e interagir. Isso vai trazer uma motivação extra para a execução do Censo”. Flávio complementa que “há um ganho intangível na troca de experiências entre as pessoas, até nos momentos de informalidade. As pessoas trazem diferenças regionais, trocam experiências pessoais e mesmo entre gerações, coisa que se perde um pouco em um treinamento online”.

Um dos instrutores nesta etapa é Ana Lívia Kasseboehmer, hoje chefe da Agência do IBGE em Paranaguá, também no litoral do Paraná. “O IBGE conseguiu, neste treinamento, dar ótimas condições para repassar um volume de informações muito grande. A equipe aqui tem a chance de interagir de forma mais profunda e também de relaxar, enquanto nos preparamos para o Censo”, comenta. “O IBGE mostrou aqui que está se preparando muito, não só na organização do treinamento, mas principalmente do próprio Censo”, finaliza.

O Coordenador de Área de Paranavaí, Diego Tuler Forlani, foi um dos ibegeanos que participou do evento-teste do Censo, em Jardim Olinda (Paraná), e é multiplicador nos treinamentos do Paraná, ou seja, ele repassa os conhecimentos e procedimentos testados em preparação para o Censo 2022. Diogo explica que “o treinamento para multiplicadores é mais complexo e desafiador. Todos os participantes têm sua bagagem, que ajuda, mas eles serão instrutores (para supervisores e recenseadores), então têm de saber mais, estar melhor preparados”.

A importância do Censo 2022 é reforçada por vários participantes do treinamento: “no pós-pandemia, o retrato que o Censo vai fazer do Brasil se torna importantíssimo”, aponta Elisangela Borga, da Agência de Guarapuava. Para Andressa Schafascheck, coordenadora de área de Rio Negro, “é claro que haverão dificuldades, mas acho que estamos preparados”.

Com uma metodologia que vai ser replicada em todo o Brasil, o treinamento será, agora, replicado em diferentes realidades. “Se houver conexão com a internet é um bônus, é possível simular uma situação, fazer transmissão da avaliação. Mas a gente consegue sobreviver tranquilamente sem”, diz Flávio, da coordenação técnica. “O treinamento é muito atual, privilegia o aluno, a pessoa que está sendo instruída, não o instrutor. Combina várias formas de apresentar conteúdo: simulações, aula expositiva, enquetes e verificação de conhecimento”, completa.

Mais notícias deste Estado