Quase 70 pessoas participaram do 2º ciclo de treinamentos do Censo 2022 na Bahia

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

20/04/2022 17h16 | Atualizado em 20/04/2022 17h16

Ter recenseadores e agentes censitários que compreendem profundamente os conceitos e a relevância do Censo Demográfico é fundamental ao sucesso da pesquisa. E, para capacitá-los, o IBGE vem preparando seus funcionários do quadro permanente e temporários censitários, em todo o Brasil.

Na Unidade Estadual da Bahia (UE/BA), se encerrou nesta quarta-feira (13/04/22), após 9 dias de aulas, o segundo ciclo de treinamento do Censo 2022, que contou com 3 turmas, 6 instrutores e 67 treinandos. As aulas foram ministradas em espaços da própria sede da UE, em Salvador.


Chefe em exercício da UE/BA, André Urpia fala com treinandos

O primeiro ciclo de treinamentos havia ocorrido entre os dias 8 e 18 de março, formando 20 pessoas, algumas das quais já se tornaram instrutoras neste segundo momento.

Foi o caso de Everly Oldoni, coordenadora de área do município de Barreiras, no Oeste baiano. Segundo ela, ter recebido o treinamento foi uma experiência “enriquecedora”, que propiciou a melhor compreensão dos aspectos técnicos do questionário. “Me permitiu também conhecer melhor os bastidores da operação, ajudando a me preparar para os desafios que virão”.

Everly disse ter sido bastante positivo fazer o repasse logo após ter sido treinada. “Conforme compartilhamos as informações, fixamos e compreendemos melhor os conceitos. É um processo mútuo, no qual nos aperfeiçoamos à medida que compartilhamos o que sabemos e discutimos as dúvidas e colaborações da turma”, completou.


Turma de treinamento para o Censo 2022 na UE/BA

Treinamentos também mobilizam e fortalecem espírito de grupo

Com a proximidade cada vez maior do início da coleta do Censo 2022, em 1º de agosto, novas etapas da cadeia de capacitação ocorrerão nos próximos meses. De acordo com Rony Freitas, coordenador de Treinamento do Censo na Bahia, em maio serão treinados os coordenadores censitários de subárea (CCS) e os servidores das agências. Na sequência, em junho, serão treinados os agentes censitários, e, finalmente, em julho, os recenseadores.

Na avaliação do chefe em exercício da UE/BA, André Urpia, além de essenciais para garantir a qualidade da coleta de informações, os treinamentos são uma oportunidade única de reunir e mobilizar os servidores de todo o estado em torno do Censo. “Hoje iniciamos também uma nova etapa de fortalecimento dos nossos vínculos como equipe e do nosso espírito de grupo, sem os quais não se faz um Censo Demográfico”, disse na abertura dos trabalhos, em 4/04.


Quase 70 pessoas foram treinadas neste ciclo na UE/BA

Um total de 14.435 pessoas deverão ser capacitadas para o Censo na Bahia. Rony destaca os principais desafios de realizar um treinamento dessa magnitude, num estado de território tão extenso e com tantos municípios (são 417, ao todo): “Primeiramente a questão logística. Serão mais de 800 salas de treinamento a serem definidas. Além disso, existe a preparação de distribuição de materiais e equipamentos e, ainda, o planejamento dos recursos materiais, humanos e didático-pedagógicos”, disse.

Mais notícias deste Estado