Faltando 110 dias para o Censo, UE/TO realiza primeira etapa de capacitação
20/04/2022 10h47 | Atualizado em 20/04/2022 10h47
A Unidade Estadual do IBGE no Tocantins (UE/TO) iniciou o treinamento centralizado do Censo Demográfico 2022 com os coordenadores de área. O evento iniciou no dia 4 deste mês e vai até o dia 14, no auditório do Hotel Castro, em Palmas.
De acordo com o coordenador Técnico do Censo no Tocantins, Nereu Ribeiro Júnior, o objetivo é capacitar toda a equipe na etapa de coleta e supervisão. "Estamos aplicando os conceitos do Censo tanto do manual do recenseador, quanto do manual do ACM e ACS, utilizando os aplicativos no DMC e no tablet e ensinando a usar o SiGC, que é o Sistema de Indicadores Gerenciais da coleta", detalhou.
As capacitações para o Censo são feitas em cadeia. Após esta primeira etapa, o IBGE vai realizar o treinamento com os coordenadores de subárea, que está previsto para maio. Em seguida, serão treinados os agentes censitários municipal e supervisor e, por fim, os recenseadores. "No dia primeiro de agosto, a gente começa a coleta com todo mundo treinado e capacitado para realizar esse trabalho", ressaltou o coordenador.
Censo Demográfico
Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população no Brasil. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
No Tocantins, entre os meses de agosto e outubro, os recenseadores vão percorrer uma área territorial de 277.720,404 quilômetros quadrados, coletar dados de mais de 500 mil domicílios e contar uma população superior a 1,6 milhão. Para realizar esse trabalho, apenas a Unidade Estadual no estado está contratando temporariamente mais de 1.800 pessoas.
Nota: De acordo com Decreto da Prefeitura de Palmas, o uso de
máscaras não é mais obrigatório na Capital.